Defensor da cloroquina, remédio sem eficácia contra a covid-19, Eduardo Bolsonaro tomou vacina e compartilhou nas redes sociais
Redação Publicado em 26/08/2021, às 11h14
O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) tomou vacina contra covid-19 na quarta, 25, e compartilhou o momento nas redes sociais. Desde o início da pandemia, o filho do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) defendeu o uso da cloroquina, remédio sem eficácia contra o vírus, e, inclusive, mandou as pessoas “enfiarem a máscara no rabo”.
Segundo reportagem do O Globo, Eduardo Bolsonaro publicou o vídeo do momento da vacinação nas redes sociais. Na filmagem, o deputado federal aparece sem máscara e recebendo a dose do próprio ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.
+++LEIA MAIS: Eduardo Bolsonaro ameaça: ‘Uma hora as ordens do STF não serão cumpridas’
Na legenda da publicação, Eduardo Bolsonaro escreveu que a vacinação foi possível “graças ao governo Bolsonaro”, e também citou alguns números da imunização da população brasileira:
“Graças ao Governo Bolsonaro e ao Ministério da Saúde, o Brasil bateu hoje a marca de 180 milhões de doses de vacinas aplicadas, com mais de 215 milhões já distribuídas. Toda vacina no Brasil foi comprada pelo governo Bolsonaro,” escreveu.
+++LEIA MAIS: Bolsonaro afirma que contaminação por Covid-19 é mais eficaz que vacina
O deputado federal continuou: “Hoje também foi a minha vez, ao lado do próprio Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga”. Na legenda, diversos perfis comemoraram a imunização, e Queiroga respondeu: “Obrigado pela confiança”.
O deputado federal é um grande defensor da cloroquina e do chamado “tratamento precoce”, que usa remédios sem eficácia contra a covid-19. Quando Jair Bolsonaro foi diagnosticado com a doença em 2020, Eduardo foi às redes defender o uso do medicamento:
+++LEIA MAIS: Eduardo Bolsonaro anuncia podcast de política: ‘Minha visão sobre o que acontece’
“O Presidente há de sair dessa, o tratamento com cloroquina é bastante eficaz no início da doença (e deveria estar disponível para todo brasileiro que necessitar),” compartilhou o deputado federal na época.
A defesa à cloroquina também foi compartilhada nas redes sociais em março de 2021, com a seguinte publicação: “Desconheço doença para a qual tratamento precoce seja pior do que tratamento com a doença em estágio mais avançado. Aqueles que proíbem o tratamento precoce de COVID são os verdadeiros genocidas. O tempo é o senhor da razão.”
Desconheço doença para a qual tratamento precoce seja pior do que tratamento com a doença em estágio mais avançado.
— Eduardo Bolsonaro🇧🇷 (@BolsonaroSP) March 19, 2021
Aqueles que proíbem o tratamento precoce de COVID são os verdadeiros genocidas.
O tempo é o senhor da razão.
Além de defender medidas sem eficácia contra a covid-19, o deputado federal atacou anteriormente o uso da máscara de proteção, comprovada como uma importante medida para barrar a doença.
Segundo o Globo, em live realizada em março de 2021, Eduardo Bolsonaro rebateu críticas que a comitiva brasileira que viajou a Israel recebeu sobre a falta do uso de máscara. No vídeo, o deputado falou:
+++LEIA MAIS: Eduardo Bolsonaro ironiza campanha do Fluminense contra LGBTQ+fobia; entenda
“Acho uma pena que essa imprensa mequetrefe que a gente tem aqui no Brasil fique dando conta de cobrir apenas a máscara. 'Ah, a máscara, está sem máscara, está com máscara'. Enfia no rabo gente, p*rra! A gente está lá trabalhando, ralando. Sabe o que é pegar aqui... 'Ai voou, foi pra Israel'. Chegamos em Israel cinco horas a mais que no Brasil, voo de três escalas. Chega lá você nem toma banho, às vezes, vai direto para os compromissos,” afirmou.
+++ CONFIRA TUDO SOBRE A BANDA 5 SECONDS OF SUMMER!
Denzel Washington alerta sobre manipulação política nos EUA: 'É melhor que as pessoas percebam que estão sendo manipuladas por ambos os lados'
Todos os nomes indicados por Trump para o segundo mandato; veja a lista
Billie Eilish chama Donald Trump de 'alguém que odeia mulheres'
Kamala Harris parabeniza Trump pela vitória nas eleições dos Estados Unidos
Sebastian Stan detona Donald Trump: 'Homenzinho paranoico e assustado'
20 filmes para entender a política e as eleições dos Estados Unidos