Se Tupac pode retornar como holograma, por que não o rival dele, Notorious B.I.G.? Será chocante se Sean Combs não tiver feito ao menos algumas ligações para descobrir a logística envolvida em um projeto como esse.
9 - Bob Marley
A lenda do reggae se tornou uma das figuras mais icônicas da história da música mundial, então faz todo sentido fazê-lo voltar em um holograma.
Os irmãos do Rei do Pop fizeram barulho ao afirmar que estariam abertos à ideia de fazer um show com o holograma do artista, morto em 2009. Não é difícil imaginar um ginásio repleto de pessoas ensandecidas apenas de ver uma versão virtual de Michael fazendo seus clássicos passos de dança.
Se alguém resolver fazer um holograma de Janis, terá de trabalhar duro para fazer um bom trabalho, já que boa parte do charme da cantora vinha da imprevisível humanidade dela, o que pode dificultar uma versão virtual convincente.
O Grateful Dead pode ter acabado com a morte de Jerry Garcia, em 1995, mas os integrantes continuaram fazendo shows. Não seria surpreendente se um Jerry virtual aparecesse por aí qualquer dia desses, embora a programação previsível de um holograma não combine com a aura livre do Dead.
Se o vocalista do The Doors retornar em um holograma, seria interessante que fosse em um tipo de versão espectral. Isso pareceria muito mais alinhado ao estilo da banda do que simplesmente uma recriação branda em 3D.
Freddie Mercury era o tipo de personagem “maior que a vida”, então se o Queen decidisse trazê-lo de volta a partir da tecnologia, seria bom se eles seguissem isso ao pé da letra. O Freddie virtual deveria aparecer para os fãs em um tamanho tão grande quanto o da espantosa voz dele.
John Lennon é outra estrela que talvez não combinasse com uma representação fria em 3D – ele era muito selvagem, muito humano para isso. Dito isso, seria impressionante se ele pudesse ser representado em uma visão psicodélica que aparece e desaparece enquanto uma banda ao vivo cuida do show.
Parte do legado de Cobain é como os fãs deles zombam (“Ugh, Kurt teria odiado isso!”) diante de praticamente qualquer coisa considerada brega ou careta que apareceu desde o suicídio dele, em 1994. Eles estão provavelmente certos na maioria das vezes – o vocalista do Nirvana odiava MUITAS coisas. É bem seguro dizer que Kurt Cobain teria odiado muito, muito uma versão dele em holograma. Mesmo assim, ele está no segundo lugar dessa lista.
O deus da guitarra Jimi Hendrix venceu essa enquete com uma margem significante. Pode funcionar bem visualmente, mas esse holograma teria de ser bem impressionante para capturar a alma do guitarrista quando ele estava no auge.