Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil
Cinema / NOVIDADE

Ainda Estou Aqui, de Walter Salles, vai representar o Brasil no Oscar 2025

A Academia Brasileira de Cinema anunciou a escolha pela novidade, estrelada por Fernanda Torres, nesta segunda-feira (23)

Henrique Nascimento (@hc_nascimento)
por Henrique Nascimento (@hc_nascimento)
[email protected]

Publicado em 23/09/2024, às 13h30 - Atualizado às 13h45

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Ainda Estou Aqui, de Walter Salles, vai representar o Brasil no Oscar 2025 - Divulgação
Ainda Estou Aqui, de Walter Salles, vai representar o Brasil no Oscar 2025 - Divulgação

A Academia Brasileira de Cinema anunciou, nesta segunda-feira (23), que Ainda Estou Aqui, novo longa de Walter Salles (Central do Brasil), irá representar o Brasil na disputa pelo prêmio de Melhor Filme Internacional na 97ª edição do Oscar, a maior premiação do cinema, que acontece em março de 2025.

A novidade bateu Cidade; Campo, de Juliana Rojas; Levante, de Lillah Halla; Motel Destino, de Karim Aïnouz; Saudade Fez Morada Aqui Dentro, de Haroldo Borges; e Sem Coração, de Nara Normande e Tião, que também eram finalistas na disputa pela vaga.

Qual é a história de Ainda Estou Aqui?

Baseado no livro homônimo de Marcelo Rubens PaivaAinda Estou Aquié ambientado no Rio de Janeiro, no início dos anos 1970, em meio à ditadura militar, e conta a história de Eunice, mãe de cinco filhos, que se envolve em uma busca infindável pela verdade após o seu marido, Rubens, ser levado por policiais à paisana e desaparecer.

O longa é estrelado por Fernanda Torres (Fim) e ainda conta com Fernanda Montenegro (A Vida Invisível), Selton Mello (O Filme da Minha Vida), Maeve Jinkings (Pedágio), Antonio Saboia (Destino Particular), Humberto Carrão (Marighella) e Marjorie Estiano (Sob Pressão) no elenco.

+++LEIA MAIS: O Auto da Compadecida 2, Ainda Estou Aqui e mais filmes brasileiros que estreiam em breve

Repercussão internacional

Após a estreia em Veneza, o jornal britânico The Guardian definiu Ainda Estou Aqui como “um drama sombrio e sincero sobre os desaparecidos do país”. O veículo ainda destacou a “performance incrível” de Fernanda Torres, que interpreta Eunice.

A Variety resumiu a produção como um “retrato profundamente comovente da memória sensorial de Walter Salles sobre uma família — e uma nação — rompida”. Para a publicação, o longa é “notável em sua graça e naturalidade”, além de “doloroso e belo”. Por fim, além de elogios a Torres, também sobraram cumprimentos à fotografia de Adrian Teijido, que dá a "textura de uma história que não está sendo contada, mas lembrada”.

O Deadline afirmou que Fernanda Torres deve figurar entre os concorrentes aos prêmios de cinema por sua atuação no longa e ainda elogiou a participação de Fernanda Montenegro — mãe de Torres e indicada ao Oscar por Central do Brasil, também de Salles —, que assume o papel de Eunice em uma segunda fase: “Mãe e filha, ícones do cinema brasileiro, aparecendo no mesmo filme", destacou o site. Assista ao trailer do filme:

Para qual lançamento de 2024 você está mais ansioso? Vote em seu filme favorito!

  • Coringa: Delírio a Dois (3 de outubro)
  • Sorria 2 (17 de outubro)
  • O Aprendiz (17 de outubro)
  • Maníaco do Parque (18 de outubro)
  • O Quarto ao Lado (24 de outubro)
  • Venom 3: A Última Rodada (24 de outubro)
  • Megalópolis (31 de outubro)
  • Anora (31 de outubro)
  • Gladiador 2 (21 de novembro)
  • Wicked (21 de novembro)
  • Moana 2 (28 de novembro)
  • Kraven: O Caçador (12 de dezembro)
  • O Auto da Compadecida 2 (25 de dezembro)
  • Nosferatu (Ainda sem data de estreia confirmada)