Ator reconhece que ele próprio é um workaholic e admite que está em terapia atualmente
Publicado em 20/10/2023, às 08h30
Muitos artistas de diferentes segmentos perseguem a fama de todas as formas. Quando a conquistam — ou mesmo quando ainda estão no processo de obtê-la —, infelizmente, não conseguem lidar com as consequências do sucesso em larga escala.
Idris Elba fez um alerta nesse sentido. O astro de filmes e séries como The Wire, Luther, Thor,O Esquadrão Suicida e tantas outras produções chegou ao patamar de um dos atores mais populares da atualidade, mas viu que vários dos colegas que também atingiram tal categoria precisaram se entregar a hábitos pouco saudáveis — que, em sua opinião, são “premiados” pela indústria cinematográfica americana.
Em entrevista ao podcast Changes with Annie Macmanus(via IndieWire), Elba admitiu que ele próprio se entregou demais ao trabalho a ponto de nutrir um estilo de vida pouco recomendável. Definindo-se como um “workaholic absoluto”, ele afirmou: que ele iniciou a terapia para lidar com o fato de ser um “absoluto workaholic”.
“Eu trabalho em uma indústria onde sou recompensado por esses hábitos pouco saudáveis. Sou recompensado por eles. Sou um workaholic absoluto. E isso não é bom para a vida, em geral.”
O astro revelou estar em terapia há cerca de um ano. O tratamento tem sido benéfico, conforme o próprio avalia.
“Estou em terapia há cerca de um ano. É bastante, né? Nas sessões, estou sendo muito conduzido a pensar em mudança. Não é porque eu não gosto de mim ou algo assim, é só porque tenho alguns hábitos pouco saudáveis que realmente se formaram.”
Na visão de Idris Elba, a chave para uma boa vida passa pelo equilíbrio. Apesar disso, ele reconhece que é mais fácil falar do que fazer.
“Nada que seja muito extremo faz bem, tudo precisa de equilíbrio. Mas sou enormemente recompensado por ser um workaholic. Esses são caminhos que me fizeram pensar: ‘tenho que me ajustar’.”
Outro tipo de arte tem feito Elba se equilibrar: a música, já que desenvolve carreira paralela como DJ. Inclusive, o astro já havia revelado em ocasiões anteriores que gostaria de se aposentar da atuação para se dedicar a este ramo, onde assume a alcunha DJ Big Driis. Ao podcast, sobre sua relação com o trabalho, complementou:
“Eu posso trabalhar 10 dias em um filme, com direito a sequências embaixo d’água prendendo a respiração por seis minutos, e ainda assim me sentir mais relaxado no set de filmagens do que sentado no sofá com a família — o que é ruim, certo? Esta é a parte em que tenho que normalizar o que me deixa relaxado, não pode ser só trabalho.”
Sobre o trabalho na música, em declaração de 2022 à Vanity Fair(via site Igor Miranda), ele comentou:
“Fazer música é um processo muito desgastante. Fica ainda mais difícil conciliando a atividade com filmagens. É como tentar cozinhar um suflê ao mesmo tempo que constrói uma parede. Alguns podem pensar que minha dedicação à música será minha morte como ator. Já lido com essa luta interna há anos. Agora que escolhi um caminho, estou em paz. É o que vou fazer. Sei que alguns irão amar e outros odiar.”