Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil
Cinema / POLÊMICA?

Jeremy Strong rebate críticas por interpretar gay enrustido em O Aprendiz

Ator de Succession vive o advogado Roy Cohn, que negava sua homossexualidade e atuou ativamente contra os direitos de pessoas LGBTQIAPN+

Jeremy Strong rebate críticas por interpretar gay enrustido em O Aprendiz: 'É o trabalho como ator mudar a sua natureza' - Divulgação
Jeremy Strong rebate críticas por interpretar gay enrustido em O Aprendiz: 'É o trabalho como ator mudar a sua natureza' - Divulgação

Jeremy Strong (Succession) rebateu as críticas por ser heterossexual e interpretar o advogado gay Roy Cohn em O Aprendiz, novo filme de Ali Abbasi (Holy Spider), que conta a história de Donald Trump, ex-presidente dos Estados Unidos.

Cohn, que ficou conhecido por trabalhar ao lado do senador Joseph McCarthy na década de 1950 em investigações anticomunistas do governo, negava sua homossexualidade e atuou ativamente contra os direitos de pessoas LGBTQIAPN+ antes de morrer, em 1986, por complicações decorrentes da AIDS.

"[As críticas] são totalmente válidas", afirmou em entrevista ao Los Angeles Times. "Talvez eu seja um pouco antiquado na crença de que, fundamentalmente, trata-se da arte de uma pessoa, e que grandes artistas, historicamente, foram capazes de, por assim dizer, mudar a sua natureza."

"Esse é o seu trabalho como ator. A tarefa, de certa forma, é renderizar algo que não é necessariamente o seu habitat natural", continuou. "Embora eu não ache que seja necessário [que papéis gays sejam interpretados por artistas gays], acho que seria bom se isso tivesse mais peso."

Qual é a história de O Aprendiz?

Estrelado por Sebastian Stan, que interpreta o Soldado Invernal no Universo Cinematográfico da Marvel, O Aprendiz — que faz referência ao reality show homônimo apresentado por Donald Trump entre 2004 e 2015 —, "traça as origens de uma dinastia americana". O texto ainda diz que a produção é "recheada de personagens grandiosos [e] revela o custo moral e humano de uma cultura definida por vencedores e perdedores."

Gabriel Sherman, autor da biografia The Loudest Voice in the Room (2014), sobre o fundador da Fox News, Roger Ailes, é o responsável pelo roteiro do longa, que ainda conta com Maria Bakalova, de Morte Morte Morte (2022), como Ivana Trump, ex-esposa de Trump. Assista ao trailer:

+++LEIA MAIS: Por que Donald Trump quer processar a própria cinebiografia?

Trump alega que filme traz informações falsas

Após a exibição de The Apprentice em Cannes, o diretor de comunicação da nova campanha de Trump à presidência dos Estados Unidos, Steven Cheung, afirmou que irá mover uma ação judicial contra "afirmações flagrantemente falsas desses falsos cineastas". "Esse lixo é pura ficção, que sensacionaliza mentiras que há muito foram desmascaradas", afirmou à AFP [via O Globo].

Dentre as cenas que seriam alvo dos protestos de Trump e sua equipe há uma que mostra o empresário fazendo uma lipoaspiração; outra abordando um problema de disfunção erétil de Trump; e uma terceira, considerada a mais polêmica da obra, retratando o suposto estupro cometido contra a ex-esposa dele, Ivana, após ela o menosprezar por ter ficado "gordo e careca".

A cena foi inspirada em um depoimento dado por Ivana em 1990, quando estava se divorciando de Trump. Na ocasião, ela afirmou que teria sido abusada sexualmente pelo ex-marido. No entanto, alguns anos depois, ela negou o acontecimento e disse que, na verdade, eles eram bons amigos.

+++LEIA MAIS: Donald Trump rebate críticas de Robert De Niro: 'Talento diminuiu bastante'

Quando estreia O Aprendiz no Brasil?

Previsto para estrear em 11 de outubro nos cinemas norte-americanos, O Aprendiz chega às salas de cinema brasileiras apenas uma semana depois, em 17 de outubro. Confira o pôster nacional da novidade:

Para qual lançamento de 2024 você está mais ansioso? Vote em seu filme favorito!

  • Não Fale o Mal (12 de setembro)
  • Coringa: Delírio a Dois (3 de outubro)
  • Sorria 2 (17 de outubro)
  • O Quarto ao Lado (24 de outubro)
  • Venom 3: A Última Rodada (24 de outubro)
  • Megalópolis (31 de outubro)
  • Gladiador 2 (21 de novembro)
  • Wicked (21 de novembro)
  • Moana 2 (28 de novembro)
  • Kraven: O Caçador (12 de dezembro)
  • O Auto da Compadecida 2 (25 de dezembro)
  • Nosferatu (Ainda sem data de estreia confirmada)