OSCAR 2025

Karla Sofía Gascón critica equipe de Fernanda Torres e levanta suspeitas de infração no Oscar; assista

Atriz espanhola de Emilia Pérez diz que profissionais ligados à brasileira falam mal dela e do filme

Aline Carlin Cordaro (@linecarlin)

Publicado em 29/01/2025, às 20h14
Foto: Reprodução X/Folha de S. Paulo
Foto: Reprodução X/Folha de S. Paulo

A atriz Karla Sofía Gascón, indicada ao Oscar 2025 de Melhor Atriz por Emilia Pérez, gerou polêmica ao afirmar que membros da equipe de Fernanda Torres, sua concorrente na categoria por Ainda Estou Aqui, estariam tentando prejudicar sua imagem e a do filme francês dirigido por Jacques Audiard.

A declaração foi dada em uma entrevista ao jornal Folha de S. Paulo, e rapidamente viralizou nas redes sociais. Internautas brasileiros se revoltaram com a acusação, apontando que Karla pode ter violado o regulamento da Academia, que proíbe campanhas negativas entre os indicados.

Durante a entrevista, Karla reconheceu o talento de Fernanda Torres e afirmou que não tinha visto seu filme ainda devido à intensa agenda de divulgação de Emilia Pérez.

Pessoalmente, acredito que Fernanda Torres seja uma mulher maravilhosa, além de uma atriz incrível, que merece todo o reconhecimento do mundo. Tenho certeza de que ela fez um trabalho incrível… Eu não o vi ainda, desculpe, porque não tive tempo.

A atriz, no entanto, fez duras críticas às pessoas que trabalham com Fernanda, acusando a equipe da brasileira de atacá-la e tentar desqualificar seu trabalho.

O que eu não gosto são as equipes de redes sociais que trabalham ao redor dessas pessoas tentando diminuir o trabalho das outras, como o meu ou o meu filme, porque isso não leva a lugar algum. Para ressaltar o trabalho de uma pessoa, não é necessário afundar o trabalho dos demais. Em nenhum momento me verá falando mal de Fernanda Torres ou do filme de Fernanda Torres. Mas, por outro lado, há pessoas que trabalham com Fernanda Torres que falam mal de mim e de Emilia Pérez. Isso fala mais deles e de seu filme do que do meu.

Karla Sofía violou regras do Oscar?

A polêmica ganhou outra dimensão quando usuários apontaram que as declarações de Karla podem ter violado o regulamento da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. Segundo as regras da premiação:

Nenhuma comunicação pública de alguma pessoa associada diretamente a algum filme elegível que tente passar uma imagem negativa ou depreciativa a algum filme concorrente será tolerada.

Isso significa que qualquer tentativa de influenciar votantes falando mal de um concorrente pode ser interpretada como uma infração.

Até o momento, Fernanda Torres não se pronunciou sobre as acusações de Karla Sofía Gascón. 

Fernanda Torres havia pedido respeito para Karla

A reação dos brasileiros foi imediata. Nas redes sociais, muitos criticaram Karla por suas declarações, apontando que Fernanda Torres já havia pedido respeito à atriz espanhola há alguns dias. Em um vídeo publicado no Instagram, Fernanda reforçou que não queria ataques contra Karla, enfatizando que a corrida pelo Oscar deveria ser justa e respeitosa.

Apesar disso, Karla não respondeu.

Emilia Pérez já é um dos filmes mais criticados da temporada

O filme dirigido por Jacques Audiard recebeu 13 indicações ao Oscar, incluindo Melhor Filme e Melhor Filme Internacional, mas tem gerado muitas controvérsias. A trama acompanha um chefe de cartel mexicano que simula sua própria morte para fazer a transição de gênero e se tornar a mulher que sempre quis ser, papel interpretado por Karla Sofía Gascón.

Desde seu lançamento, ativistas trans criticaram a forma como a narrativa aborda a transição de gênero, enquanto internautas mexicanos acusam o filme de reforçar estereótipos sobre o tráfico de drogas e ignorar os impactos do crime organizado no país.

O longa também foi alvo de críticas por contar com apenas uma atriz mexicana no elenco, enquanto Audiard, que nunca visitou o México e não fala espanhol, justificou a escolha de atores americanos afirmando que "não haviam profissionais no México" para os papéis.