O Aprendiz, filme sobre Donald Trump, será exibido no Festival do Rio
Novidade, estrelada por Sebastian Stan (Falcão e o Soldado Invernal) na pele do ex-presidente dos Estados Unidos, chega aos cinemas em outubro
Henrique Nascimento (@hc_nascimento)
Publicado em 24/09/2024, às 17h45A Diamond Films Brasil anunciou, nesta terça-feira (24), que O Aprendiz, polêmico filme de Ali Abbasi (Holy Spider) sobre Donald Trump, ex-presidente dos Estados Unidos, será exibido no Festival do Rio, que acontece entre 3 e 13 de outubro.
Estrelado por Sebastian Stan, que interpreta o Soldado Invernal no Universo Cinematográfico da Marvel, o longa estreou no Festival de Cannes deste ano e passa pelo Festival do Rio antes de chegar aos cinemas brasileiros no próximo dia 17 de outubro. Confira o anúncio:
Ver essa foto no Instagram
Qual é a história de O Aprendiz?
Segundo a sinopse oficial, O Aprendiz — que faz referência ao reality show homônimo apresentado por Donald Trump entre 2004 e 2015 —, "traça as origens de uma dinastia americana". O texto ainda diz que a produção é "recheada de personagens grandiosos [e] revela o custo moral e humano de uma cultura definida por vencedores e perdedores."
Gabriel Sherman, autor da biografia The Loudest Voice in the Room (2014), sobre o fundador da Fox News, Roger Ailes, é o responsável pelo roteiro do longa, que ainda conta com Maria Bakalova, de Morte Morte Morte (2022), como Ivana Trump, ex-esposa de Trump; e Jeremy Strong, de Succession (2018-2023), como o advogado Roy Cohn, conhecido por trabalhar ao lado do senador Joseph McCarthy na década de 1950 em investigações anticomunistas do governo. Assista ao trailer:
+++LEIA MAIS: Por que Donald Trump quer processar a própria cinebiografia?
Trump alega que filme traz informações falsas
Após a exibição de O Aprendiz em Cannes, o diretor de comunicação da nova campanha de Trump à presidência dos Estados Unidos, Steven Cheung, afirmou que irá mover uma ação judicial contra "afirmações flagrantemente falsas desses falsos cineastas". "Esse lixo é pura ficção, que sensacionaliza mentiras que há muito foram desmascaradas", afirmou à AFP [via O Globo].
Dentre as cenas que seriam alvo dos protestos de Trump e sua equipe há uma que mostra o empresário fazendo uma lipoaspiração; outra abordando um problema de disfunção erétil de Trump; e uma terceira, considerada a mais polêmica da obra, retratando o suposto estupro cometido contra a ex-esposa dele, Ivana, após ela o menosprezar por ter ficado "gordo e careca".
A cena foi inspirada em um depoimento dado por Ivana em 1990, quando estava se divorciando de Trump. Na ocasião, ela afirmou que teria sido abusada sexualmente pelo ex-marido. No entanto, alguns anos depois, ela negou o acontecimento e disse que, na verdade, eles eram bons amigos.
+++LEIA MAIS: Donald Trump rebate críticas de Robert De Niro: "Talento diminuiu bastante"
Para qual lançamento de 2024 você está mais ansioso? Vote em seu filme favorito!
- Não Fale o Mal (12 de setembro)
- Coringa: Delírio a Dois (3 de outubro)
- Sorria 2 (17 de outubro)
- O Quarto ao Lado (24 de outubro)
- Venom 3: A Última Rodada (24 de outubro)
- Megalópolis (31 de outubro)
- Gladiador 2 (21 de novembro)
- Wicked (21 de novembro)
- Moana 2 (28 de novembro)
- Kraven: O Caçador (12 de dezembro)
- O Auto da Compadecida 2 (25 de dezembro)
- Nosferatu (Ainda sem data de estreia confirmada)