Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil
Cinema / TESTES

O filme para o qual Zendaya foi recusada — e que poderia ter mudado sua carreira

Pouco tempo após o “não”, atriz foi escalada para participar de Homem-Aranha: De Volta ao Lar

Igor Miranda
por Igor Miranda

Publicado em 26/10/2024, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Zendaya (Foto: Dimitrios Kambouris/Equipe)
Zendaya (Foto: Dimitrios Kambouris/Equipe)

Ainda que tenha feito trabalhos diversos antes — alguns deles para o Disney Channel —, Zendaya se tornou realmente conhecida em todo o planeta por sua participação nos filmes mais recentes do Homem-Aranha. A partir daí, a atriz americana conseguiu vários papéis de destaque tanto na televisão quanto nos cinemas.

Essa história poderia ter sido um tanto diferente, tendo em vista o rumo que a carreira da artista poderia ter tomado. Afinal, pouco antes de gravar Homem-Aranha: De Volta ao Lar (2017), ela fez alguns testes para participar de um filme da Disney.

Zendaya era uma das estrelas do seriado juvenil Shake It Up, exibido pela Casa do Mickey. Pouco tempo após terminar os trabalhos na atração, a artista participou de audições para integrar o elenco de Descendentes (2015), longa televisivo focado nos filhos de diversos vilões da empresa. Entretanto, acabou não conseguindo.

A revelação foi feita por Cornelia Frame, ex-executiva da Disney, em entrevista ao podcast Magical Rewind. Ela disse:

Zendaya fez diversos testes para Descendentes e isso foi um grande negócio. Foi realmente um grande negócio. Ela testou, testou e realmente queria. Não saiu como ela desejava.”

Apesar da recusa, Frame acredita que não ter gravado Descendentes foi a melhor escolha para a carreira da atriz. Isso a deixou livre para aceitar o papel da Marvel, pois talvez estivesse envolvida em outro projeto quando um eventual convite chegasse — ou não fosse chamada por conta do vínculo anterior com a obra televisiva. Ela declarou:

Agora, eu penso sobre isso e digo: teria o Homem-Aranha aparecido na mesma época? As coisas acontecem por um motivo e você compra essa ideia que pode ser incrível quando você não consegue algo.”
Zendaya (Foto: Arnold Jerocki/Getty Images)

A sequência da carreira de Zendaya

De fato, foi melhor para Zendaya ter ficado fora de Descendentes. Afinal, não demorou muito para ser escalada em Homem-Aranha: De Volta ao Lar, o primeiro filme solo do herói dentro do Universo Cinematográfico Marvel — e responsável por angariar uma bilheteria de US$ 880 milhões, tamanho o sucesso.

A atriz ficou a cargo de viver MJ, interesse amoroso do jovem herói vivido por Tom Holland. O papel foi reprisado nos dois filmes seguintes do personagem na franquia: Homem-Aranha: Longe de Casa (2019) e Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa (2021).

Nesse meio tempo, a artista ainda foi escalada para outros dois primeiros projetos de destaque. O primeiro foi na série Euphoria, na qual vive a protagonista Rue Bennett. Além disso, também é produtora executiva da atração.

O segundo foi o remake de Duna (2021), dirigido por Denis Villeneuve. No longa, ela interpreta a personagem Chani, reprisado na sequência, Duna: Parte 2 (2024).

Além dessa carreira na atuação, vale ressaltar que Zendaya também já se aventurou no mundo da música. Em 2013, lançou um álbum que leva seu nome, com as faixas “Replay” e “My Baby” como singles.

Colaborou: Augusto Ikeda.

+++LEIA MAIS: Tom Holland e Zendaya já leram o roteiro de Homem-Aranha 4: 'Digno do respeito dos fãs'

+++LEIA MAIS: Zendaya diz que não sabe se 'foi feita' para ser famosa; entenda

Igor Miranda

Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e pós-graduado em Jornalismo Digital. Desde 2007 escreve sobre música, com foco em rock e heavy metal. Colaborador da Rolling Stone Brasil desde 2022, mantém o site próprio IgorMiranda.com.br. Também trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, site/canal Ei Nerd e revista Guitarload, entre outros. Instagram, X/Twitter, Facebook, Threads, Bluesky, YouTube: @igormirandasite.