LISTA

Os 10 melhores filmes do século XXI, segundo Robert Eggers

Filmes escolhidos pelo diretor Robert Eggers, de O Farol (2019) e Nosferatu (2024), revelam seu apreço ao cinema existencial, sombrio e sem concessões

Giulia Cardoso (@agiuliacardoso)

Os 10 melhores filmes do século XXI, segundo Robert Eggers
Os 10 melhores filmes do século XXI, segundo Robert Eggers - Gerald Matzka/Getty Images

Robert Eggers se tornou um dos nomes mais promissores do terror autoral contemporâneo. Com uma filmografia curta, com A Bruxa (2015), O Farol (2019) e O Homem do Norte (2022) no currículo, o cineasta norte-americano é conhecido por criar atmosferas densas, rigor histórico e um cuidado quase obsessivo com ambientações.

Eggers combina o horror psicológico com a estética do folclore e da tragédia clássica, num cinema que exige imersão e provoca desconforto. 

O gosto cinematográfico de Robert Eggers revela um fascínio pelo sofrimento humano, por narrativas existenciais e pela densidade estética. Sua lista de filmes favoritos é formada por obras desafiadoras, onde o tempo se dilata, o silêncio pesa e os personagens frequentemente caminham rumo à ruína. Títulos como O Cavalo de Turim e É Difícil Ser um Deus indicam uma admiração por diretores radicais e visionários, como Béla Tarr e Aleksei German, respectivamente, cujos estilos são marcados por longos planos-sequência, cenários opressivos e visões profundamente filosóficas do mundo.

Ao mesmo tempo, filmes como Cidade dos Sonhos (David Lynch) e Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças (Michel Gondry) mostram que um interesse por narrativas fragmentadas, complexidades emocionais e personagens à beira do colapso. Já Sangue Negro, de Paul Thomas Anderson, demonstra diretamente sua própria obsessão por masculinidades violentas, ambição desmedida e destino trágico.

A lista de Eggers não é leve, e isso diz muito sobre ele. O cineasta valoriza um cinema que testa os limites do tempo, do corpo e da mente, e que, assim como seus próprios filmes, exige entrega total do espectador.

Confira a lista completa abaixo: 

  1. Bom Trabalho (1999)
  2. Em Chamas (2018)
  3. Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças (2004)
  4. É Difícil Ser Um Deus (2013)
  5. Sr. Turner (2014)
  6. Cidade dos Sonhos (2001)
  7. O filho de Saul (2015)
  8. A Professora de Piano (2001)
  9. O Cavalo de Turim (2011)
  10. Sangue Negro (2007)

Fonte: NY Times

LEIA TAMBÉM: ‘And Just Like That…’ traz revelações e novos rumos para Carrie e Aidan


Qual foi o melhor filme de 2025 até agora? Vote no seu favorito!

Ver resultados

Loading ... Loading ...

Jornalista em formação pela Universidade Cruzeiro do Sul, em São Paulo, Giulia Cardoso começou em 2020 como voluntária em portais de cinema. Já foi estagiária na Perifacon e agora trabalha no núcleo de cinema da Editora Perfil, que inclui CineBuzz, Rolling Stone Brasil e Contigo.
TAGS: A Bruxa, A Professora de Piano, bom trabalho, Brilho Eterno De Uma Mente Sem Lembranças, Cidade dos Sonhos, É Difícil Ser Um Deus, em chamas, O Cavalo de Turim, o farol, O filho de Saul, O Homem do Norte, Robert Eggers, Sangue Negro, Sr. Turner