Os 10 melhores filmes do século XXI, segundo Robert Eggers
Filmes escolhidos pelo diretor Robert Eggers, de O Farol (2019) e Nosferatu (2024), revelam seu apreço ao cinema existencial, sombrio e sem concessões
Giulia Cardoso (@agiuliacardoso)
Publicado em 06/07/2025, às 09h00
Robert Eggers se tornou um dos nomes mais promissores do terror autoral contemporâneo. Com uma filmografia curta, com A Bruxa(2015), O Farol (2019) e O Homem do Norte (2022) no currículo, o cineasta norte-americano é conhecido por criar atmosferas densas, rigor histórico e um cuidado quase obsessivo com ambientações.
Eggers combina o horror psicológico com a estética do folclore e da tragédia clássica, num cinema que exige imersão e provoca desconforto.
O gosto cinematográfico de Robert Eggers revela um fascínio pelo sofrimento humano, por narrativas existenciais e pela densidade estética. Sua lista de filmes favoritos é formada por obras desafiadoras, onde o tempo se dilata, o silêncio pesa e os personagens frequentemente caminham rumo à ruína. Títulos como O Cavalo de Turim e É Difícil Ser um Deus indicam uma admiração por diretores radicais e visionários, como Béla Tarr eAleksei German, respectivamente, cujos estilos são marcados por longos planos-sequência, cenários opressivos e visões profundamente filosóficas do mundo.
Ao mesmo tempo, filmes como Cidade dos Sonhos(David Lynch) e Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças(Michel Gondry) mostram que um interesse por narrativas fragmentadas, complexidades emocionais e personagens à beira do colapso. Já Sangue Negro, de Paul Thomas Anderson, demonstra diretamente sua própria obsessão por masculinidades violentas, ambição desmedida e destino trágico.
A lista de Eggers não é leve, e isso diz muito sobre ele. O cineasta valoriza um cinema que testa os limites do tempo, do corpo e da mente, e que, assim como seus próprios filmes, exige entrega total do espectador.
Confira a lista completa abaixo:
- Bom Trabalho(1999)
- Em Chamas(2018)
- Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças (2004)
- É Difícil Ser Um Deus (2013)
- Sr. Turner (2014)
- Cidade dos Sonhos (2001)
- O filho de Saul(2015)
- A Professora de Piano (2001)
- O Cavalo de Turim (2011)
- Sangue Negro (2007)
Fonte: NY Times
LEIA TAMBÉM: 'And Just Like That...' traz revelações e novos rumos para Carrie e Aidan
Qual foi o melhor filme de 2025 até agora? Vote no seu favorito!
- Anora
- Conclave
- Acompanhante Perfeita
- Flow
- O Brutalista
- Mickey 17
- Vitória
- Pecadores
- Thunderbolts*
- Homem com H
- Karatê Kid: Lendas
- Premonição 6: Laços de Sangue
- Lilo & Stitch
- Missão: Impossível - O Acerto Final
- Como Treinar o Seu Dragão
- Extermínio: A Evolução
- Elio
- M3GAN 2.0
- F1: O Filme
- Jurassic World: Recomeço