PREMIAÇÃO

Oscar 2024 atrasou por causa de protestos a favor da Palestina

Premiação de maior prestígio do cinema estava prevista para ir ao ar a partir das 20h no domingo (10), mas atrasou alguns minutos

Henrique Nascimento (@hc_nascimento)

Artistas como Billie Eilish usaram um broche vermelho para protesta a favor da Palestina no Oscar 2024 (Foto: Getty Images)
Artistas como Billie Eilish usaram um broche vermelho para protesta a favor da Palestina no Oscar 2024 (Foto: Getty Images)

O Oscar 2024, que aconteceu na noite do último domingo (10), estava previsto para começar às 20h (pelo horário de Brasília), mas quem ligou a TV no horário, esperando acompanhar os vencedores da 96ª edição do prêmio de maior prestígio do cinema, ficou a ver navios.

Segundo informações da Variety, o atraso se deu por conta de protestos em frente ao Dolby Theater, em Los Angeles, na Califórnia (EUA), a favor da Palestina no conflito com Israel. Um vídeo, divulgado pelo The Hollywood Reporter, mostrou os manifestantes se encaminhando para o teatro e pedindo por responsabilização de Israel pelas ações violentas contra o povo palestino e o cessar-fogo na Faixa de Gaza. Confira:

Dentro do Dolby Theater, em meio à cerimônia de entrega dos prêmios, artistas como Billie Eilish – vencedora do Oscar de Melhor Canção Original por “What Was I Made For?”, de Barbie (2023) -, os atores Ramy Youssef (Pobres Criaturas) e Eugene Lee Yang (Nimona), o diretor Kaouther Ben Hania, indicado a Melhor Documentário por As 4 Filhas de Olfa (2023), e a diretora Ava DuVernay, entre outros, utilizaram broches como forma de um protesto silencioso.

Formado em Jornalismo pela Universidade São Judas, em São Paulo, Henrique Nascimento começou como estagiário na Veja São Paulo e passou por veículos como SBT, Exitoína, Yahoo! Brasil e UOL antes de se tornar coordenador do núcleo de cinema da Editora Perfil, que inclui CineBuzz, Rolling Stone Brasil e Contigo.
TAGS: oscar, Oscar 2024