Por que equipe de Sing Sing foi ‘barrada’ de ir ao BAFTA 2025?
Clarence Maclin e John 'Divine G' Whitfield, indicados ao prêmio de Melhor Roteiro Adaptado, tiveram o visto negado pelas autoridades britânicas
Redação
Publicado em 16/02/2025, às 16h12
Os cineastas Clarence Maclin e John 'Divine G' Whitfield, ambos indicados ao prêmio BAFTA pelo trabalho no filme Sing Sing, foram “barrados” de comparecer ao “Oscar britânico”. A cerimônia aconteceu neste domingo, 16, em Londres, e elegeu os vencedores de 25 categorias.
Maclin e Whitfield não foram ao BAFTA porque tiveram seus pedidos de visto de entrada no Reino Unido negados. A dupla fez vários apelos ao Ministério do Interior do Reino Unido, mas não conseguiu reverter as decisões (via Deadline).
As recusas de visto foram baseadas nos antecedentes criminais de ambos nos EUA. Maclin, que interpreta a si mesmo em Sing Sing, cumpriu mais de 17 anos na prisão de segurança máxima que dá nome ao filme por uma condenação por roubo. Ele foi solto em 2012 e concorreu ao BAFTA de Melhor Ator Coadjuvante, mas acabou superado por Kieran Culkin (A Verdadeira Dor).
Já Whitfield, que é retratado no filme pelo ator principal também indicado Colman Domingo, ficou encarcerado por quase 25 anos e também foi solto em 2012. Ele concorreu na categoria de Melhor Roteiro Adaptado junto com Maclin — e os corroteiristas Greg Kwedar e Clint Bentley —, mas o vencedor foi Conclave.
As regras de imigração declaram que "quando uma pessoa foi condenada por um crime no Reino Unido ou no exterior, pelo qual recebeu uma pena de prisão de pelo menos 12 meses ou mais, o pedido deve ser recusado.”
O filme documenta a vida deles enquanto estavam presos em Sing Sing, onde encontraram motivação ao atuar em um grupo de teatro com outros homens encarcerados.
Por outro lado, tanto Maclin quanto Whitfield estarão na cerimônia do Oscar, que acontece em 2 de março. No prêmio da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, eles foram indicados na categoria de Melhor Roteiro Adaptado.
+++LEIA MAIS: BAFTA 2025: Confira os vencedores da edição deste ano
+++LEIA MAIS: Entre clichês e limitações, Sing Sing explora o poder da transformação pela arte