Ator deu a entender não gostar de certos aspectos da fama e ser grato por não ter chegado, em sua opinião, ao nível do colega
Publicado em 11/08/2024, às 09h30 - Atualizado às 09h36
Matt Damon viu sua carreira decolar nos cinemas graças ao filme Gênio Indomável (1997), no qual interpretou o zelador de uma universidade e dono de um intelecto genial para matemática. A partir daí, o nome do ator entrou no radar de muitos estúdios de Hollywood e ele construiu uma sólida carreira na área.
Como consequência, se tornou, naturalmente, uma celebridade em todo o planeta. Ainda assim, o próprio ator acredita não ser tão famoso como muitos de seus colegas, citando Johnny Depp como exemplo. O que é, em sua visão, algo bom.
Em entrevista concedida à People em 2023, Damon falou um pouco sobre o assunto. Primeiro, afirmou ser grato pela chance de ter se tornado conhecido ao lado de Ben Affleck, indicando que o amigo o ajudou a encarar essa mudança drástica em sua vida.
O mundo todo passa a te tratar diferente. Então, suas experiências subjetivas mudam. É como se alguém reescrevesse seu código na Matrix, mas apenas seu código. É como: ‘Ah, minha experiência inteira foi modificada dessa maneira preocupante’. Tive alguém que conheci por toda minha vida para dizer: ‘Ei, cara, isso acontece como você?’. Poder checar isso com ele (Affleck) foi algo que realmente, realmente me ajudou muito. Me estabilizou.”
Na sequência, Damon citou justamente Depp. Em sua opinião, o colega de profissão se tornou muito famoso graças à franquia Piratas do Caribe, alcançando um nível de sucesso alto demais. Ele disse:
Eu olho para alguém como o Johnny Depp, que penso ter tido uma certa liberdade por um bom tempo, mas de repente, não teve mais. Por um período, ele estava gravando filmes ótimos e interessantes e mantendo isso. Aí, ele apareceu em um filme muito bem-sucedido. Esses filmes de Piratas do Caribe foram sucessos maiores do que qualquer projeto do qual fiz parte e que assumo ser um outro nível. Quando você se torna tema de um passeio de parque de diversões….”
Por mais que não considere ter participado de um projeto grandioso nas telonas, Matt Damon já gravou diversos filmes de renome ao longo da carreira. Entre os principais títulos, pode-se citar:
- O Resgate do Soldado Ryan (1998);
- A trilogia Bourne;
- A trilogia iniciada com Onze Homens e Um Segredo;
- Os Infiltrados (2006);
- Invictus (2009);
- Perdido em Marte (2015);
- Ford vs. Ferrari (2019);
- Oppenheimer (2023).
Por mais que nunca tenha vencido o Oscar como ator, Matt Damon ganhou o prêmio máximo do cinema na categoria de melhor roteiro original por Gênio Indomável, escrito em parceria com Ben Affleck. Além disso, venceu o Globo de Ouro de melhor ator em comédia ou musical por Perdido em Marte.
Colaborou: Augusto Ikeda.