Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil
Cinema / NOVIDADE

Homenagem aos 40 anos de carreira de Selton Mello começa nesta sexta-feira (24)

Programação é promovida pela MUBI e, em seis filmes, mostra os talentos para a atuação, a direção, o roteiro e a dublagem do artista

Henrique Nascimento (@hc_nascimento)
por Henrique Nascimento (@hc_nascimento)

Publicado em 24/11/2023, às 08h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Homenagem aos 40 anos de carreira de Selton Mello começa nesta sexta-feira (24) (Foto: Divulgação)
Homenagem aos 40 anos de carreira de Selton Mello começa nesta sexta-feira (24) (Foto: Divulgação)

A MUBI promove, a partir desta sexta-feira, dia 24 de novembro, um especial para celebrar os 40 anos de carreira de Selton Mello como ator, diretor, roteirista e dublador através de seis filmes, que chegam ao catálogo da plataforma de streaming para a programação de Selton Mello: 40 anos de Cinema.

As produções exploram os trabalhos de Selton Mello na atuação - Lavoura Arcaica (2001), O Cheiro do Ralo (2006) e A Erva do Rato (2008) -, na direção - Feliz Natal (2008) e O Palhaço (2011) -, e na dublagem - Uma História de Amor e Fúria (2013). Confira as sinopses a seguir:

Lavoura Arcaica (2001)

Em São Paulo nos anos 1940, Pedro (Leonardo Medeiros, Cabra Cega) é encarregado de trazer de volta seu irmão André (Selton Mello), que se afastou da família por ter um pai dominador (Raul Cortez, O Caso dos Irmãos Naves), uma mãe excessivamente afetuosa (Juliana Carneiro da Cunha, Vazante) e pelo ciúme de Pedro em relação ao favoritismo do pai. O que complica a volta de André é o relacionamento incomum dele com sua irmã, Ana (Simone Spoladore, Elvis & Madonna).

O Cheiro do Ralo (2006)

Dirigida por Heitor Dhalia, esta comédia sombria narra a história de Lourenço (Selton Mello), dono de uma loja de penhores que compra objetos usados de moradores desesperados, seja para seus jogos perversos de poder ou para o próprio sustento. Porém, ele perde o controle de sua vida ao conhecer uma garçonete (Paula Braun, Vida de Balconista) e com o cheiro do ralo de sua loja.

A Erva do Rato (2008)

Dois estranhos se conhecem (Selton Mello e Alessandra Negrini, 2 Coelhos) em um cemitério à beira-mar, e ele assume o cuidado dela, criando uma relação única, contando histórias e a fotografando. Tudo muda quando um rato destrói as fotos e ele começa a perceber que o rato tem um papel mais profundo em sua vida do que parece.

Feliz Natal (2008)

Caio (Leonardo Medeiros) tem 40 anos e trabalha em um ferro-velho no interior. Próximo ao Natal, ele decide retornar para casa. Hoje, Caio possui uma companheira e uma ocupação constante, mas no passado levou uma vida de grande irresponsabilidade, marcando sua família com uma tragédia que parece não ter fim. A proximidade do Natal faz com que ele faça um balanço, decidindo retornar para casa, e sua visita pode incendiar um lar já em ruínas

O Palhaço (2011)

Benjamim (Selton Mello) e Valdemar (Paulo José, Macunaíma) formam a fabulosa dupla de palhaços Pangaré e Puro Sangue. Eles vivem pelas estradas na companhia da divertida trupe Circo Esperança. Mas Benjamim acredita que perdeu a graça e parte em uma aventura para realizar um sonho. Como diretor, co-roteirista e protagonista, Selton Mello reinventa o filme de estrada com este sucesso de bilheteria elegante e profundo.

Uma História de Amor e Fúria (2013)

Selton Mello empresta sua voz icônica para esta animação, dirigida por Luiz Bolognesi, sobre um homem de quase 600 anos que acompanha a história do Brasil. Enquanto busca a ressurreição de sua amada, Janaína (Camila Pitanga, Saneamento Básico – O Filme), ele atravessa batalhas entre tupinambás e tupiniquins, antes dos portugueses chegarem ao país, passando pela resistência à ditadura militar até a guerra pela água em 2096.