AINDA ESTOU AQUI

Walter Salles responde sucesso de Ainda Estou Aqui no exterior: ‘Não é um filme sobre o passado’

Indicado em três categorias do Oscar 2025, Ainda Estou Aqui tem agradado tanto público quanto crítica no cenário internacional

Felipe Grutter (@felipegrutter)

Publicado em 11/02/2025, às 11h19
Bastidores das filmagens de Ainda Estou Aqui (Foto: Divulgação)
Bastidores das filmagens de Ainda Estou Aqui (Foto: Divulgação)

Um dos principais diretores brasileiros da atualidade, responsável por filmes como Central do Brasil (1998), Diários de Motocicleta (2004), Na Estrada (2012) e Terra Estrangeira (1995), Walter Salles faz muito sucesso com Ainda Estou Aqui (2024), tanto no Brasil quanto no exterior, e opinou sobre o sucesso da produção pelo mundo.

Lançado em 7 de novembro de 2024 nos cinemas brasileiros, Ainda Estou Aqui é baseado no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva e conta com nomes como Fernanda TorresFernanda MontenegroValentina Herszage, Selton MelloOlívia Torres, Bárbara LuzLuiza Kosovski no elenco. Leia a sinopse:

No início da década de 1970, o Brasil enfrenta o endurecimento da ditadura militar. No Rio de Janeiro, a família Paiva - Rubens, Eunice e seus cinco filhos - vive à beira da praia em uma casa de portas abertas para os amigos. Um dia, Rubens Paiva é levado por militares à paisana e desaparece. Eunice - cuja busca pela verdade sobre o destino de seu marido se estenderia por décadas - é obrigada a se reinventar e traçar um novo futuro para si e seus filhos.

Durante conversa com Variety, Salles notou a relevância crescente do longa após a eleição de Donald Trump como presidente dos Estados Unidos em 2024, além da tentativa de golpe de estado no Brasil em janeiro de 2022.

"O filme conversa com os eventos atuais no Brasil, mas infelizmente não apenas no Brasil," afirmou. "Estamos vivendo um momento de extrema fragilidade da democracia em diferentes partes do mundo e acho que isso é em grande parte responsável por os membros da audiência dizerem: 'Bem, não é um filme sobre o passado. É um filme sobre quem somos agora.'"

Especial de cinema da Rolling Stone Brasil

O cinema é tema do novo especial impresso da Rolling Stone Brasil. Em uma revista dedicada aos amantes da sétima arte, entrevistamos Francis Ford Coppola, que chega aos 85 anos em meio ao lançamento de seu novo filme, Megalópolis, empreitada ousada e milionária financiada por ele próprio.

Inabalável diante das reações controversas à novidade, que demorou cerca de 40 anos para sair do papel, o cineasta defende a ousadia de ser criativo da indústria do cinema e abre, em bom português, a influência do Brasil em seu novo filme: “Alegria”.

O especial ainda traz conversas com Walter Salles, Fernanda Torres e Selton Mello sobre Ainda Estou Aqui, um bate-papo sobre trilhas sonoras com o maestro João Carlos Martins, uma lista exclusiva com os 100 melhores filmes da história (50 nacionais, 50 internacionais), outra lista com as 101 maiores trilhas da história do cinema, um esquenta para o Oscar 2025 e o radar de lançamentos de Globoplay, Globo Filmes, O2 Play e O2 Filmes para os próximos meses.

O especial de cinema da Rolling Stone Brasil já está nas bancas de jornal, mas também pode ser comprado na loja da editora Perfil por R$ 29,90. Confira:

+++LEIA MAIS: Walter Salles sobre prêmio de Ainda Estou Aqui no Goya: 'Realmente único'

+++LEIA MAIS: Com Ainda Estou Aqui, Oscar será transmitido durante desfiles de carnaval no Rio

+++LEIA MAIS: Fernanda Torres e "Ainda Estou Aqui" devem vencer o Oscar, diz revista

+++LEIA MAIS: Os números de ‘É preciso dar um jeito, meu amigo’ após tocar em Ainda Estou Aqui

+++LEIA MAIS: Ainda Estou Aqui entra para a lista das 20 maiores bilheterias do cinema brasileiro