DESMASCARADA

6 cenas de Vinagre de Maçã que realmente aconteceram na vida real

Minissérie é inspirada em história verdadeira de mulher que mentiu sobre diagnóstico e cura de câncer para ganhar popularidade

Redação

Publicado em 13/02/2025, às 18h39 - Atualizado em 14/02/2025, às 19h46
Vinagre de Maçã (Foto: Divulgação/Netflix)
Vinagre de Maçã (Foto: Divulgação/Netflix)

Lançada no início de fevereiro, a minissérie Vinagre de Maçã é o mais novo sucesso da Netflix. A produção acompanha a história da influenciadora australiana Belle Gibson (Kaitlyn Dever), que ganha fama ao dizer que se curou de um câncer cerebral terminal usando métodos naturais.

Ela atrai milhares de seguidores e publica um aplicativo e um livro best-seller. No entanto, conforme a popularidade cresce, começam a surgir dúvidas sobre a veracidade das alegações de Gibson. Investigações revelam que ela nunca teve câncer e que suas promessas não foram cumpridas.

Os seis episódios da minissérie são feitos a partir do livro The Woman Who Fooled The World (em tradução livre, “A mulher que enganou o mundo”, ainda sem edição brasileira), lançado em 2017 pelos jornalistas Beau Donelly e Nick Toscano, que desmascararam a rede de mentiras de Gibson.

Por ser inspirada em uma história real, Vinagre de Maçã traz diversas cenas que realmente aconteceram. Veja a seguir.

Abaixo, veja seis cenas de Vinagre de Maçã que aconteceram na vida real 

Invasão de funeral

Belle Gibson realmente compareceu ao funeral de outra influenciadora vítima do câncer. Embora na série a personagem em questão seja Milla Blake (Alycia Debnam-Carey), na vida real ela se chamava Jess Ainscough

Gibson apareceu no funeral para mostrar “que estava mais abalada do que qualquer pessoa”, segundo os jornalistas. Embora as duas realmente se conhecessem, elas nunca foram amigas de verdade.

Denúncia da amiga

Vinagre de Maça mostra que a empresária de Belle Gibson, Chanelle (Aisha Dee) foi quem a denunciou. Na vida real, Chanelle McAuliffe era amiga de Gibson, não empresária, mas isso de fato aconteceu. 

Ela encontrou jornalistas que estavam dispostos a ouvir o que ela tinha a dizer, apesar de ter sido rejeitada por muitos outros. Na vida real, a amiga de Gibson até tentou chamar a polícia e um advogado, mas isso não funcionou. 

Instituto de saúde

A série foi criada com o intuito de questionar a indústria da saúde e as receitas milagrosas compartilhadas na internet mesmo sem comprovação científica. Assim, Milla Blake e sua mãe realmente frequentaram um instituto onde gastaram milhares de dólares em um tratamento alternativo. Na vida real, a inspiração de Milla de fato seguiu a terapia do instituto e a recomendou a seus seguidores também.

Idade falsa

Este pode parecer um detalhe pequeno perto de tantas mentiras de Belle Gibson, mas também aconteceu na realidade. Ao longo da série, várias pessoas perguntam a Belle quantos anos ela tem ou comentam que ela parece muito jovem para sua idade. Isso acontece porque a influenciadora é três anos mais nova do que alegou ser.

Doações

Em Vinagre de Maçã, diversos momentos mostram Belle Gibson afirmando que arrecadava dinheiro para depois doar para instituições de caridade, especialmente depois que ela conhece um menino com câncer no cérebro.

Mais uma vez, as mentiras também foram contadas na vida real. Após a fama com o livro, Gibson alegou que havia doado US$ 300.000, mas apenas uma pequena parcela desse valor foi encontrada, e a doação foi feita depois das denúncias.

Entrevista da mãe

Também é verdade que a mãe de Belle Gibson deu uma entrevista contra ela. Natalie Dal-Bello expôs que a maioria das histórias de Belle sobre sua juventude eram mentiras, inclusive o fato de que ela teria ajudado nos cuidados de casa.

A mãe da influenciadora declarou que a história era uma "besteira" completa e que ela estava envergonhada por sua filha.

+++LEIA MAIS: Conheça Vinagre de Maçã, novo sucesso da Netflix com Kaitlyn Dever