Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil
Entretenimento / ENCERRAMENTO

Como The Crown abordou a morte da rainha Elizabeth II na última temporada?

Episódios finais da sexta e última temporada da série sobre a família real britânica chegaram ao catálogo da Netflix no último dia 14 de dezembro

Henrique Nascimento (@hc_nascimento)
por Henrique Nascimento (@hc_nascimento)

Publicado em 17/12/2023, às 16h15

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Como The Crown abordou a morte da rainha Elizabeth II na última temporada? (Foto: Divulgação/Netflix)
Como The Crown abordou a morte da rainha Elizabeth II na última temporada? (Foto: Divulgação/Netflix)

Apesar de terminar mais de 15 anos antes da morte da rainha Elizabeth IIThe Crown, que chegou ao fim no último dia 14 de dezembro com a estreia dos episódios finais da 6ª temporada, deu um jeito de abordar a morte da monarca na série sobre a família real britânica.

No capítulo final da série, Sleep, Dearie Sleep, vemos Elizabeth II, vivida por Imelda Staunton (Harry Potter e a Ordem da Fênix), no ano de 2005, planejando o próprio funeral enquanto cogita a possibilidade de renunciar ao título de rainha em meio a polêmicas, como o escândalo do príncipe Harry (Luther Ford) usando um uniforme nazista em uma festa.

Em uma das sequências do episódio, Elizabeth II aparece em uma sala de projeção e reassiste a grandes momentos de sua vida, incluindo o funeral do próprio pai, o Rei George. Mais tarde, ela visita os estábulos e tem uma visão de si mesma, mais nova, na pele de Olivia Colman (A Favorita):

+++LEIA MAIS: The Crown relembra polêmica com Harry em uniforme nazista; veja como foi

"Você está quase com 80 anos. Não há necessidade de continuar", diz a sua versão mais nova, aconselhando-a a abdicar do trono e viver o resto de sua vida tranquilamente. A partir desse momento, começam a circular rumores de que ela renunciará ao título de rainha e anunciará a novidade du, rante o casamento do príncipe Charles (Dominic WestThe W(ire) e Camilla Parker Bowles (Olivia WilliamsO Sexto Sentido).

Porém, antes de tomar a decisão, a rainha tem outra visão sua, ainda mais jovem do que antes, com Claire Foy (Todos Nós Desconhecidos) de volta ao papel que interpretou nas duas primeiras temporadas da série. Ela relembra Elizabeth II de que ela prometeu reinar por toda a vida e ainda diz que "Elizabeth Windsor morreu. Você a enterrou há anos."

Por fim, Elizabeth II decide não renunciar, deixando o marido, o príncipe Philip (Jonathan Pryce, Dois Papas), orgulhoso da decisão. Nos momentos finais da série, vemos a rainha assistindo ao próprio funeral, como aconteceu na vida real, em setembro de 2022, acompanhada de suas duas versões mais jovens.

+++LEIA MAIS: "De jeito nenhum", diz criador de The Crown sobre possíveis spin-offs

Sobre a última temporada de The Crown

Nos episódios finais de The Crown, acompanhamos a família real voltando à vida normal após a morte de Diana (Elizabeth Debicki, Guardiões da Galáxia: Volume 3), mas lidando com a opinião pública sobre a tragédia da Princesa do Povo.

A temporada final ainda mostra a rainha Elizabeth II lidando com a proximidade de seu Jubileu de Ouro - o aniversário de 50 anos de sua coroação -, o futuro da monarquia inglesa com o casamento entre o príncipe Charles e Camilla Parker, e o nascimento do romance entre o príncipe William e Kate Middleton.

The Crowné estrelada por Imelda Staunton (Harry Potter e a Ordem da Fênix) como a rainha Elizabeth II,  como príncipe Philip, ) como príncipe Charles,  como Camilla Parker Bowles e os novatos Ed McVey como príncipe WilliamMeg Bellamy como Kate Middleton, entre outros. Assista ao trailer:

+++LEIA MAIS: Como The Crown mostrou o acidente que matou princesa Diana?