Criador de ‘Mario’, Shigeru Miyamoto, promove novo parque temático da Nintendo: ‘Alegria como nenhuma outra’
Super Nintendo World será inaugurado em 22 de maio como parte do novo parque temático Universal Epic Universe em Orlando, Flórida
Por Christopher Cruz, Sage Anderson
Publicado em 23/05/2025, às 12h50
Hoje, o Reino dos Cogumelos recebe oficialmente os visitantes do parque temático em Orlando, Flórida, com a inauguração do Super Nintendo World. Uma das cinco áreas que compõem o novo Universal Epic Universe — que também inclui o Celestial Park, o Dark Universe com tema de monstros, e mundos baseados em The Wizarding World of Harry Potter e Como Treinar o Seu Dragão— o Super Nintendo World é a mais recente expansão da investida da empresa japonesa em parques físicos em parceria com a Universal.
Antes do dia de inauguração, o criador de Mario e lendário designer de jogos Shigeru Miyamoto percorreu o tapete vermelho para receber os fãs no mais recente empreendimento da Nintendo na vida real. Miyamoto esteve fortemente envolvido no design do Super Nintendo World e, como criativo notoriamente detalhista, quis garantir que tudo dentro do parque permanecesse fiel à essência central de seus jogos.
“Do ponto de vista técnico, esta área tem muita coisa que nunca foi feita antes e, do ponto de vista da qualidade, o realismo, a sensação de satisfação em ver o mundo do videogame ganhar vida,” disse Miyamoto à Rolling Stone por meio de um tradutor.
“É realmente a ideia de poder aproveitar isso, [para] toda a família, desde os avós, pais até os netos. Isso é o mais importante.”
Oficialmente revelado em maio de 2025, a versão de Orlando do Super Nintendo World é o terceiro parque temático da Nintendo a ser inaugurado, seguindo os passos do Universal Studios Japan em Osaka e do Universal Studios Hollywood em Los Angeles, inaugurados respectivamente em 2021 e 2023.
Dentro do parque, os visitantes podem passear por manifestações físicas dos jogos da Nintendo, incluindo o Reino dos Cogumelos e a Donkey Kong Country. Por toda parte, animatrônicos dão vida a personagens como plantas carnívoras, goombas e koopas. Em Donkey Kong Country, o macaco ancião Cranky Kong ganha vida do lado de fora da atração Mine-Cart Madness, uma montanha-russa voltada para a família.
Mas não seria um parque da Nintendo sem experiências totalmente jogáveis, e o Super Nintendo World aposta na gamificação de praticamente tudo, com atrações como Mario Kart: Bowser’s Challenge, que utiliza recursos de realidade aumentada para permitir que os visitantes se envolvam na experiência sobre trilhos e ganhem moedas. Os visitantes também podem adquirir pulseiras que interagem com blocos de itens e revelam segredos espalhados pelo mundo.
Fazer com que tudo fosse jogável foi algo fundamental para Miyamoto, que faz um contraste entre a experiência de jogar um videogame e a de visitar um parque temático.
“Uma coisa a se observar sobre os videogames é que, quando você compra um jogo, você o leva para casa e o joga várias vezes,” ele diz. “Essa é uma das atrações do que é um videogame. Mas quando você está no parque temático, tem que ser divertido. Você joga uma vez, e tem que ser divertido. Esse foi um grande desafio a enfrentar.”
Miyamoto observa que os designers do parque eram verdadeiros fãs de Mario, o que foi essencial para dar vida ao Super Nintendo World.
“Parecia mesmo que isso foi construído por fãs, e isso realmente me deixou feliz e me trouxe uma alegria como nenhuma outra,” ele diz.
O desenvolvedor é bem conhecido por buscar inspiração em sua infância ao criar jogos, com séries como The Legend of Zelda e Pikmin evocando a estética de florestas e jardins de sua cidade natal, Kyoto. Mas no Universal Epic Universe, ele revela que sua atração favorita é baseada em um clássico do cinema dentro do Dark Universe.
“Todos os portais são ótimos, mas, pessoalmente, tenho um carinho especial por Frankenstein, que assisti quando era pequeno.”
Miyamoto trabalha na Nintendo desde 1977 e é uma das figuras mais influentes da história dos games. Tendo criado títulos como Super Mario Bros. (1985) e The Legend of Zelda (1986), ele liderou o desenvolvimento de software e hardware da Nintendo por décadas e atualmente supervisiona muitos dos grandes projetos da empresa em outras áreas do entretenimento. Ele foi produtor do filme The Super Mario Bros. Movie (2023), feito em parceria com a Illumination, e atualmente atua como consultor na sequência, prevista para estrear em 3 de abril de 2026.
Ainda este ano, Miyamoto celebrará mais um marco: o 40º aniversário do Super Mario Bros. original, em setembro. No dia 5 de junho, a Nintendo lançará seu mais novo dispositivo, o Switch 2, que marca a oitava geração de consoles domésticos desenvolvidos com a participação direta de Miyamoto.