Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

Mais de 1 bilhão: os incríveis números de audiência da Copa do Mundo 2022

Relatório divulgado pela Fifa aponta que houve quase 6 bilhões de engajamentos nas redes de forma relacionada ao torneio realizado no Catar

Igor Miranda
por Igor Miranda

Publicado em 19/01/2023, às 19h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Time argentino comemorando vitória na Copa do Mundo 2022 (Foto: Getty Images)
Time argentino comemorando vitória na Copa do Mundo 2022 (Foto: Getty Images)

A Fifa divulgou um relatório com uma série de números relacionados à Copa do Mundo 2022, realizada no Catar. As informações mais impressionantes estão relacionadas à audiência: segundo a instituição, 1 bilhão e meio de pessoas assistiram à final do torneio, com vitória da Argentina sobre a França nos pênaltis.

Para efeito de comparação, a final da Uefa Champions League, torneio de clubes da Europa, acumula no geral 400 milhões de telespectadores ao vivo. Já o Super Bowl LVI, partida decisiva da liga de futebol americano dos Estados Unidos, contou com um pouco menos de 200 milhões de torcedores ligados na tela. Todos os números consideram audiências mundiais.

+++LEIA MAIS: A fortuna que Eminem teria recusado para cantar na Copa do Mundo do Catar

Na era das redes sociais, os números relacionados à presença virtual da Copa também são bem altos. De acordo com a Fifa, houve quase 6 bilhões de engajamentos em plataformas digitais, com 262 bilhões de alcance cumulativo em todas elas. Foram mais de 93,6 milhões de postagens, segundo levantamento da Nielsen replicado pela federação.

Nos estádios, cerca de 3,4 milhões de espectadores acompanharam as partidas — acima dos 3 milhões da Copa na Rússia em 2018. Três jogos no Estádio Lusail, incluindo a final, tiveram o maior público em uma partida registrada em uma Copa desde a edição realizada em 1994 nos Estados Unidos, quando o Brasil jogou contra a Itália diante de 94.194 presentes no Rose Bowl, em Pasadena.

+++LEIA MAIS: Rei do Futebol: Relembre quantas vezes Pelé ganhou a Copa do Mundo

Outras conquistas da Copa do Mundo 2022

Entre outras marcas notáveis destacadas pela Fifa, estão:

  • Stéphanie Frappart se tornou a primeira mulher na história da Copa do Mundo a trabalhar como árbitra em uma partida de Copa do Mundo, ao lado das assistentes Neuza Back e Karen Diaz;
  • Foi a terceira vez na história do campeonato, a primeira em 20 anos (1986, 2002, 2022), que os oito vencedores da fase de grupos incluíram equipes de quatro confederações diferentes;
  • Três times da Confederação Asiática de Futebol chegaram às oitavas de final pela primeira vez na história da Copa do Mundo;
  • Pela primeira vez, uma seleção africana chegou à semifinal, com a incrível campanha do Marrocos unindo Oriente Médio e mundo árabe;
  • Em uma “quebra de recorde”, o FIFA+ transmitiu ao vivo todo o torneio no Brasil, em parceria com o streamer do YouTube Casimiro e a lenda brasileira Ronaldo, “para oferecer um produto inovador e envolvente para uma nova geração de fãs”;
  • Todos os pacotes de patrocínio globais e regionais foram vendidos, com as 32 afiliadas comerciais ativando mais de 600 programas especiais de marketing;
  • A Copa do Mundo 2022 foi apoiada por 20 mil voluntários, selecionados de 150 nacionalidades. Destes, 17 mil voluntários eram residentes do Catar; 3 mil eram internacionais. Os voluntários tinham idades entre 18 e 77 anos. No total, foram 180 mil pessoas credenciadas trabalhando para o sucesso do torneio, incluindo mais de 10 mil representantes da mídia.

+++LEIA MAIS: Drake apostou US$ 1 milhão em vitória da Argentina na final da Copa do Mundo