5 frases para entender Xenia França, capa da Rolling Stone Brasil
Na capa da edição de 18 anos da Rolling Stone Brasil, Xenia França relembrou carreira, momentos impactantes e projetou próximos passos em 2025
Felipe Grutter (@felipegrutter)
Publicado em 10/01/2025, às 15h45Capa da edição impressa de 18 anos da Rolling Stone Brasil, Xenia França, vencedora do Grammy Latino, descreve o atual momento da música brasileira como potente e bonito, com narrativas contadas pelos sujeitos da história.
Em uma entrevista de cerca de 1 h 30 min, a artista relembrou os principais momentos da carreira, como gravação em disco (Emicídio) e EP (Sua Mina Ouve Meu Rep Tamém) de Emicida, indicações e vitórias importantes no Grammy Latino, primeiro show no Japão e conexão com o país asiático, espiritualidade pessoal e profissional, sucesso dos álbuns autorais (Xenia, de 2017, e Em Nome da Estrela, de 2022) e mais.
Você pode adquirir a revista de 18 anos no site da Perfil (clique aqui) ou nas bancas de jornal a partir desta sexta, 10. Abaixo, veja destaques da entrevista de Xenia França à Rolling Stone Brasil:
Processo criativo de Xenia França
Faço música para mim, que me dá na telha e gosto. Demoro, às vezes, para me conectar com algo porque precisa falar comigo em diversos aspectos. Baseado nas influências e escolhas que tenho, acredito que não é uma coisa que chegue tão rápido, mas eu tenho sorte porque muita gente gosta do que faço.
Música é uma tecnologia
Música é uma expressão oral. Então a oralidade é uma das tecnologias mais antigas do mundo. Civilizações e contextos que nunca escreveram nada passaram saberes muito importantes por meio da fala, músicas e cânticos.
Sucesso no Grammy Latino e reconhecimento pelo mundo
Sabendo desde o princípio das limitações que eu tinha para poder fazer o trabalho que eu precisava fazer, consegui concretizá-lo com louvor. Chegar nesse nível internacional de reconhecimento é uma coisa muito especial e me deixa muito grata, feliz e com vontade de fazer mais coisas.
Música tem papel de serviço
Eu faço isso para embelezar o mundo, entendeu? Faço disco para dar sentido à minha vida, colocar minhas potências em movimento, inspirar-me e tentar me mimetizar ao mínimo das belezas que têm nesse mundo e para fazer as pessoas felizes.
O futuro de Xenia França na música
Acredito que eu vá colaborar com mais gente do que nunca, porque eu sempre trabalhei de modo muito mais fechado. Estou numa fase de pesquisa mais intensa, finalizando o ano estudando sobre o que será o disco.
Ver essa foto no Instagram
+++LEIA MAIS: Xenia França adiciona pitada de jazz em homenagem a Michael Jackson: 'Foi uma grande audácia'
+++LEIA MAIS: Rock in Rio 2019: Seal canta Stevie Wonder com Xenia França e traz chuva para o festival
+++LEIA MAIS: A dura crítica de Andreas Kisser a regravações de Sepultura por Max e Iggor Cavalera
+++LEIA MAIS: Supla, em Los Angeles, diz que não foi afetado pelos incêndios: 'Negócio não tá fácil'
+++LEIA MAIS: O detalhe na produção de 'Ainda Estou Aqui' que ajudou Fernanda Torres a viver Eunice Paiva: 'Emocionada como atriz e personagem'