A bizarra última briga entre Ace Frehley e Paul Stanley, do Kiss
Drama final antes de encerramento da banda — da qual Frehley já não fazia mais parte — envolveu telefonema com ofensa e acusação de uso de perucas
Igor Miranda (@igormirandasite)
Ao longo dos anos, os integrantes originais da banda de hard rock Kiss protagonizaram uma longa lista de brigas públicas. A mais recente delas ocorreu no primeiro semestre de 2023, ano em que os artistas realizaram seus dois shows de despedida.
À época, apenas Paul Stanley (voz e guitarra) e Gene Simmons (voz e baixo) integravam o grupo, ao lado dos contratados Tommy Thayer (guitarra) e Eric Singer (bateria). Estes dois ocuparam a vaga que, nos primórdios, eram de Ace Frehley e Peter Criss, ausentes em definitivo desde o início dos anos 2000.
Em entrevistas diversas, as duas duplas trocaram acusações. Por exemplo, Stanley e Simmons afirmam que as drogas tiraram o foco de Frehley e Criss, que definem os colegas como tiranos preocupados apenas com dinheiro.
Especialmente com Ace, a relação ficou marcada por idas e vindas nos últimos anos. O guitarrista conseguiu trazer tanto Paul quanto Gene para participar de álbuns solo, bem como participou de eventos ao lado deste último. Ao mesmo tempo, as alfinetadas em entrevistas não cessaram.
O episódio final dessa treta — ao menos até o momento — envolveu Ace Frehley e Paul Stanley. O ex-guitarrista da banda ficou incomodado quando viu o colega tirar sarro dele e de Peter Criss em entrevista a Howard Stern (via site Igor Miranda).
Na ocasião, Stanley explicou por que Simmons e ele não aceitaram se apresentar com Frehley e Criss na cerimônia do Rock and Roll Hall of Fame, quase uma década antes, em 2014. Ele disse:
“A essa altura, isso seria humilhante para a banda e também confundiria algumas pessoas. Se você visse pessoas no palco que se parecessem com o Kiss, mas soassem assim, talvez devêssemos ser chamados de Piss.”
O uso da expressão Piss — que significa “xixi” de modo literal e serve como gíria para algo ruim — deixou Ace extremamente chateado. Semanas após a declaração, o guitarrista deu uma semana para que o antigo parceiro lhe telefonasse para pedir desculpas. Caso contrário, iria expor segredos.
“Paul, se você não está me ouvindo, sei que alguém do Kiss está. Quero meu pedido formal de desculpas pelo que você disse e uma retratação dentro de sete dias. Se isso não acontecer, eu vou voltar ao programa e dizer alguma coisa podre que ninguém sabe sobre você e Gene e que eu sempre guardei para mim mesmo, porque eu não sou o tipo de cara que fala sobre isso. Eu gosto de falar sobre as coisas positivas.”

Um spoiler de revelação: os músicos usam peruca
Durante a mesma entrevista, Ace Frehley ofereceu uma espécie de spoiler do tipo de revelação que poderia oferecer. O guitarrista acusou Paul Stanley e Gene Simmons de usarem peruca — recurso do qual ele também faz proveito.
O guitarrista chegou a dizer que tem posse de um manuscrito de 120 páginas repleto de informações constrangedoras a respeito dos ex-colegas.
O telefonema veio, mas não do jeito esperado
Fãs de Kiss aguardaram ansiosamente a semana entre o fim de março e início de abril de 2023. Será que Paul Stanley ligaria para Ace Frehley dentro do prazo?
De acordo com o guitarrista, o telefonema aconteceu. Mas não do jeito que ele esperava: em suas palavras, Stanley entrou em contato apenas para ofendê-lo e desligar em seguida. Em entrevista ao programa de Eddie Trunk, ele disse:
“Paul me ligou, não muito após o programa de rádio ter acabado. Fiquei até surpreso pela ligação, pois vi o nome dele aparecer no meu celular. Falei com ele por aquele número várias vezes. Daí achei que ele estava me ligando para se desculpar ou ao menos explicar por que ele falou aquilo. […] Mas no lugar disso, recebi uma ligação de 5 segundos onde ele disse: ‘vá se f#der, Ace, não vou me desculpar’. E desligou. Não foi homem o bastante nem mesmo para me deixar explicar por que fiquei chateado ou qualquer coisa.”

Ainda segundo Ace, o empresário do Kiss, Doc McGhee, ligou para ele posteriormente para dizer que Paul não foi o autor do telefonema. O guitarrista não acreditou.
Mesmo assim, nada de exposed
Ainda que supostamente tenha passado por tudo isso, Ace Frehley não cumpriu a promessa de expor os ex-colegas, pois colegas de seu grupo de Alcoólicos Anônimos orientarama não revidar. Paul Stanley e Gene Simmons puderam respirar aliviados.
+++ LEIA MAIS: A cantora mais talentosa na música pop atualmente, segundo Gene Simmons
+++ LEIA MAIS: O disco do Kiss que Ace Frehley define como “um erro”
+++ LEIA MAIS: Como era trabalhar com “controladores” no Kiss, segundo Ace Frehley
+++ LEIA MAIS: Os méritos de Ace Frehley no começo do Kiss, segundo Paul Stanley e Gene Simmons
+++ LEIA MAIS: A constatação que faz Gene Simmons lamentar pelo rock atual
+++ Siga a Rolling Stone Brasil @rollingstonebrasil no Instagram
+++ Siga o jornalista Igor Miranda @igormirandasite no Instagram