Drake retira ‘acusações importantes’ em processo por 'Not Like Us'
Lançada por Kendrick Lamar em 4 de maio de 2024, 'Not Like Us' foi um dos grandes sucessos do ano e venceu cinco categorias no Grammy 2025
Felipe Grutter (@felipegrutter)
Publicado em 24/02/2025, às 10h58
Não deve ser fácil ser Drake após toda a repercussão de "Not Like Us", diss track de Kendrick Lamar que continha diversas acusações contra o rapper canadense, chamado de pedófilo e manipulador. Agora, Drake retirou "alegações importantes" de processo movido pelo próprio por conta da canção. As informações são do HipHopdx.
Na ação legal, movida em 15 de janeiro de 2025, o artista acusou a gravadora Universal Music Group (UMG) de colocar a música na "lista de permissões" para criadores de conteúdo na internet usarem sem ter problemas com direitos autorais, royalties ou monetização.
Drake alegou como essa estratégia permitiu que as acusações prejudiciais de "Not Like Us" ganhassem força na web, impulsionando tanto a viralização quanto os lucros da UMG (que também é a gravadora do rapper). Ele ainda acusou a empresa de pagar diretamente influenciadores para amplificar o alcance da música em redes sociais.
Não parou por aí: o cantor alegou que começou a temer pela própria segurança, da família e amigos, e citou o tiro que matou um segurança na casa dele após o lançamento da diss track em questão. Em resposta, UMG negou todas as acusações, descritas como "falsas" e "ilógicas," visto que Drake já "usou a UMG intencionalmente e com sucesso" em outras batalhas de rap - e agora quer "transformar o processo legal em uma arma". Kendrick Lamar não se pronunciou sobre o processo.
Agora, Drake retirou ‘acusações importantes’ em processo por 'Not Like Us'
Advogado da Universal Music Group, Rollin A. Ransom revelou como Drake realizou mudanças no processo de difamação contra a empresa. Em uma carta ao tribunal arquivada na última sexta, 21, o jurista pediu o adiamento de uma conferência pré-julgamento, agendada para o dia 2 de abril de 2025, com intuito do tribunal ter tempo para considerar a moção da Universal para rejeitar o caso completamente.
Com esta nova ação, a empresa pretende arquivar a moção de Drake até o dia 17 de março. Além disso, Ransom disse que detalhes do caso mudaram: "Com base em correspondência separada, o autor concordou em retirar certas alegações importantes em sua queixa". Porém, esta carta da UMG detalhes sobre quais seriam as acusaçõe específicas.
+++LEIA MAIS: Kendrick Lamar revela qual era a intenção da treta com Drake: ‘Como um esporte’