OUTRA FACETA

O curioso — e interessante — novo projeto musical de Frejat em 2026

Vocalista e guitarrista celebra seus mais de 40 anos de carreira com iniciativas especiais, incluindo espetáculo com repertório e execução diferentes do habitual

Igor Miranda (@igormirandasite)

O vocalista e guitarrista Roberto Frejat em 2025 (Foto: Ellen Artie @ellenartie para Rolling Stone Brasil)
O vocalista e guitarrista Roberto Frejat em 2025 (Foto: Ellen Artie @ellenartie para Rolling Stone Brasil)

2026 deve ser um ano movimentado para Roberto Frejat. O cantor e guitarrista promoverá uma série de iniciativas em torno do conceito Quatro Décadas e Um Pouco Mais, no qual, como citado, celebra seus mais de 40 anos de carreira.

Além da já noticiada reunião com o Barão Vermelho para dois shows, o músico de 63 anos retomou um projeto que desperta curiosidade, na última terça-feira, 20, durante show para convidados no Teatro Oi Casa Grande, no Rio de Janeiro. Trata-se do espetáculo Frejat em Blues, de nome autoexplicativo: traz canções executadas sob influência do blues, gênero americano responsável por dar origem ao rock and roll.

O repertório vai muito além das composições de Frejat no Barão. O artista resgata obras de Luiz Melodia, Angela Ro Ro, Djavan, Roberto Carlos, Tim Maia, Os Paralamas do Sucesso, entre outros. Quando a música original não é totalmente ancorada no blues, ele trata de adaptá-la ao gênero homenageado.

Em crítica publicada no site Igor Miranda, o jornalista Guilherme Salomão explica:

“Uma sólida ponte entre a MPB e o blues é traçada com maestria pelo artista, que explica: o blues nacional se difere do americano pois mergulha no contexto da música popular brasileira. Foi adaptado às particularidades da língua portuguesa, ganhando uma identidade própria.”

Neste projeto, o vocalista e guitarrista é acompanhado por Otávio Rocha nas guitarras slide; Bruno Migliali no baixo; Rafael Frejat (filho do artista) nas guitarras, teclados e direção musical; Humberto Barros nos teclados; Jhusara Lourenço e Bettina Graziani nos vocais de apoio; Marcelinho da Costa na bateria; e o trio de sopros formado por Marlon Sette no trombone, Diogo Gomes no trompete e Zé Carlos Bigorna no saxofone.

Veja, a seguir, todas as músicas tocadas por Roberto Frejat durante o show Frejat em Blues, no Rio de Janeiro:

1. Questão de Posse (Luiz Melodia)
2. A Mim e a Mais Ninguém (Angela Ro Ro)
3. Que Loucura (Luiz Melodia)
4. Pérola Negra (Luiz Melodia)
5. Esquinas (Djavan)
6. Bilhetinho Azul (Barão Vermelho)
7. Boomerangue Blues (Barão Vermelho)
8. Não Amo Ninguém (Barão Vermelho)
9. Como Dois e Dois (Roberto Carlos)
10. Down em Mim (Barão Vermelho)
11. Cartão Postal (Rita Lee)
12. Escândalo (Angela Ro Ro)
13. Quem Me Olha Só (Barão Vermelho)
14. Era Nova (Gilberto Gil)
15. I’ve Brussel (Jorge Ben Jor)
16. Blues da Piedade (Cazuza)
17. Não Vou Ficar (Roberto Carlos)
18. Mal Secreto (Jards Macalé)
19. Caleidoscópio (Os Paralamas do Sucesso)
20. Hoje e Amanhã Não Saio de Casa (Luiz Melodia)
21. Pra Aquietar (Luiz Melodia)
Bis:
22. Me Dê Motivo (Tim Maia)
23. Você Me Acende (Erasmo Carlos)

Barão Vermelho se reúne com Frejat

Como destacado anteriormente, o Barão Vermelho anunciou a turnê Barão Vermelho Encontro – Pro Mundo Inteiro Acordar, com os remanescentes de sua formação original: Roberto Frejat (voz e guitarra), Guto Goffi (bateria), Maurício Barros (teclados) e Dé Palmeira (baixo). Eles serão acompanhados  por Fernando Magalhães, guitarrista que faz parte da banda desde 1985.

Os dois primeiros shows anunciados, com realização da 30e, serão dia 30 de abril, na Farmasi Arena, no Rio de Janeiro; e 23 de maio, no Allianz Parque, em São Paulo. Em ambas as datas, haverá a participação especial de Ney Matogrosso. O site Eventim é a plataforma de compra.

Em declaração oficial, Frejat expressou sua empolgação pela oportunidade de tocar novamente com os colegas após quase uma década afastado. O vocalista e guitarrista deixou o Barão no ano de 2017 para focar completamente na carreira solo.

Ele falou:

“Estou completando 44 anos de carreira e tenho planejado projetos para celebrar esse marco. Não tenho como comemorar essa data sem passar pelo Barão Vermelho, que foi o início de tudo. Essa turnê de encontro tem um sabor especial e é o ponto de partida para outros voos.”

+++ LEIA MAIS: Cazuza: o duplo sentido de ‘carreira, dinheiro, canudo’ na letra de ‘Exagerado’
+++ LEIA MAIS: A grande mudança que Cazuza trouxe ao rock brasileiro, segundo Guto Goffi
+++ LEIA MAIS: Barão Vermelho fala à RS sobre show no Best of Blues and Rock, Cazuza, novidades e mais
+++ Siga a Rolling Stone Brasil @rollingstonebrasil no Instagram
+++ Siga o jornalista Igor Miranda @igormirandasite no Instagram

Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e pós-graduado em Jornalismo Digital. Começou em 2007 a escrever sobre música, com foco em rock e heavy metal. É colaborador da Rolling Stone Brasil desde 2022 e mantém o site próprio IgorMiranda.com.br. Também trabalhou para veículos como Whiplash.Net, revista Roadie Crew, portal Cifras, site/canal Ei Nerd e revista Guitarload, entre outros. Instagram e outras redes: @igormirandasite.
TAGS: barão vermelho, frejat, roberto frejat