CUIDADO

Golpistas anunciam shows falsos do Pearl Jam no Brasil

Páginas nas redes sociais publicam e impulsionam links de compra de ingressos para apresentações que sequer estão confirmadas

Igor Miranda (@igormirandasite)

Publicado em 16/05/2025, às 10h32
Eddie Vedder, vocalista do Pearl Jam - Foto: Dave Simpson / WireImage / Getty Images
Eddie Vedder, vocalista do Pearl Jam - Foto: Dave Simpson / WireImage / Getty Images

Nos últimos dias, fãs de Pearl Jam têm se deparado com uma série de publicações nas redes sociais Instagram e Facebook anunciando supostos shows no Brasil para 2025. O conteúdo é exibido aos internautas através de impulsionamento, quando alguém paga para ter seu post exibido a um usuário que não segue a conta em questão.

Porém, trata-se de um golpe. A banda americana que ascendeu à fama na década de 1990 não tem apresentações agendadas no país. Sua última visita ocorreu em 2018 e não há previsão de retorno.

A turnê mundial mencionada na arte realmente existe, pois o Pearl Jam está rodando o mundo para promover seu álbum mais recente, Dark Matter (2024). No momento, o grupo está em uma etapa norte-americana do giro, que foi levado à Europa no ano passado. Todavia, a agenda no momento se encerra nos Estados Unidos neste domingo, 18. E não há qualquer outro evento marcado depois disso.

De acordo com o g1, a Biblioteca de Anúncios da Meta (empresa que controla Facebook, Instagram, Threads e WhatsApp), tem 75 versões do mesmo anúncio, com centenas de compartilhamentos. Ao avançar na compra pelo site golpista, o internauta chega a uma página de visual semelhante à tiqueteira Eventim, que realmente existe, mas com URL diferente e algumas diferenças de layout.

Até o momento, a Meta não se manifestou a respeito. A Eventim, também alvo deste golpe ao ter o visual de seu site reproduzido, afirmou ao g1:

“Recomendamos cautela e que os fãs acompanhem informações apenas por meio dos canais oficiais antes de realizar qualquer compra. Lembramos que o único site de vendas oficial da Eventim é o www.eventim.com.br. A Eventim recomenda estar sempre atento a essa URL e não comprar ingressos em qualquer site que não seja o oficial. Muitas vezes os ingressos vendidos nesses sites podem ser falsos ou nem existir.”

Ao mesmo veículo, a Live Nation, produtora que realiza shows do Pearl Jam, declarou:

“Não há confirmação do show em questão. Todos os shows produzidos pela Live Nation Brasil são divulgados de maneira massiva através do nosso perfil oficial no Instagram (instagram.com/livenationbr).”

Ao longo dos últimos meses, internautas relataram, ainda, anúncios falsos de artistas e bandas como Oasis, The Weeknd, Metallica, The Cure, Bruno Mars e Aerosmith. O primeiro grupo realmente tem shows marcados no Brasil, mas os ingressos já estão esgotados. Os demais citados não têm visita marcada no país — o último, inclusive, encerrou atividades de forma definitiva em setembro de 2024 devido a uma lesão vocal irreversível de Steven Tyler.

Como proceder

Antes de realizar a compra de qualquer ingresso na internet, busque informações em fontes confiáveis, como as agendas disponíveis nos sites oficiais dos artistas e notícias em veículos de comunicação estabelecidos. Se sentir que terá dificuldade nesse processo, peça ajuda a algum amigo ou familiar.

Denuncie dentro da própria rede social caso perceba estar diante de uma publicação enganosa. Ainda que não seja tão efetivo, plataformas como Instagram e Facebook disponibilizam uma opção de denúncia para conteúdos fraudulentos.

Caso você tenha sido vítima deste tipo de golpe, procure as autoridades competentes para registrar boletim de ocorrência e obter orientações sobre quais atitudes tomar a partir disso.

+++ LEIA MAIS: A banda de rock que Eddie Vedder odeia: “tão vazia”
+++ LEIA MAIS: O guitarrista pouco lembrado que Eddie Vedder faz questão de exaltar
+++ LEIA MAIS: A dura reação de Eddie Vedder à morte de Amy Winehouse
+++ Siga a Rolling Stone Brasil @rollingstonebrasil no Instagram
+++ Siga o jornalista Igor Miranda @igormirandasite no Instagram