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King Gizzard abandona Spotify por envolvimento do CEO com tecnologia militar

Banda australiana se une a outros artistas como Deerhoof e Xiu Xiu após descoberta de investimentos de Daniel Ek em tecnologia militar de IA

Daniela Swidrak (@newtango)

King Gizzard & The Lizard Wizard
King Gizzard & The Lizard Wizard - Maclay Heriot

A banda australiana King Gizzard & The Lizard Wizard anunciou que retirou seu catálogo do Spotify como forma de protesto contra os investimentos do CEO da plataforma, Daniel Ek, em tecnologias militares baseadas em inteligência artificial. O grupo divulgou a decisão por meio de um comunicado nas redes sociais, dizendo:

“Um aviso para quem não sabe: o CEO do Spotify, Daniel Ek, investe milhões em tecnologia de drones militares com IA. Acabamos de remover nossa música da plataforma. Podemos pressionar esses vilões da tecnologia a fazerem melhor? Juntem-se a nós em outra plataforma”.

 

A decisão vem na esteira de movimentos semelhantes realizados por bandas como Deerhoof e Xiu Xiu, que também retiraram suas músicas do serviço de streaming após a repercussão do envolvimento de Ek com a empresa Helsing, especializada em softwares militares baseados em inteligência artificial.

Segundo a revista Pitchfork, o catálogo completo da King Gizzard (que inclui mais de 25 álbuns de estúdio) foi removido da plataforma, com exceção do EP colaborativo Satanic Slumber Party, lançado em 2022 com a banda Tropical Fuck Storm. Esse trabalho foi distribuído pelo selo Joyful Noise Recordings, que afirmou estar disposto a remover o conteúdo se solicitado por ambos os artistas.

Fundada em 2021, a Helsing é uma empresa de tecnologia militar com sede na Alemanha. Recentemente, a companhia recebeu um aporte de quase US$ 700 milhões, com Daniel Ek figurando entre os principais investidores, o que reacendeu críticas sobre o direcionamento ético dos lucros obtidos pelo Spotify.

A retirada do conteúdo reacende o debate sobre a responsabilidade das plataformas de streaming e seus executivos sobre onde são aplicados os recursos advindos da monetização da música. Apesar da perda de visibilidade e receita que pode vir com a ausência no Spotify, os artistas vêm apostando em outras plataformas como Bandcamp, Tidal e serviços diretos ao fã para manter o vínculo com seu público.

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Nascida na Argentina mas radicada no Brasil há mais de 15 anos, Daniela achou na música sua linguagem universal. Formada em radialismo pela UNESP, virou pesquisadora criativa e firmou seu pé no jornalismo musical no portal Popload. Gateira, durante a semana procura a sua próxima banda favorita e aos finais de semana sempre acha um bom show para assistir.
TAGS: daniel ek, Deerhoof, Helsing, King Gizzard & The Lizard Wizard, Spotify