Baterista do Metallica sempre se declarou um grande fã de Oasis, a ponto de assisti-los em sua primeira turnê americana
Publicado em 01/08/2023, às 09h18
Lars Ulrich não é exclusivamente um headbanger. O baterista do Metallica revolucionou o heavy metal ao lado de seus colegas, mas seu gosto musical se provou bastante variado com o passar dos anos, especialmente a partir da década de 1990.
E é desse período que vem o seu compositor favorito de todos os tempos: Noel Gallagher. O guitarrista e principal criador do já extinto Oasis faz um tipo de som que você não imaginaria ser ouvido com frequência por alguém como Ulrich, mas é justamente a pegada que o baterista tanto gosta.
+++ LEIA MAIS: Como os novos discos do Metallica são melhores que os antigos, segundo Lars Ulrich
A relação, inclusive, não é só de admiração. Os dois são amigos e já foram até fotografados juntos durante a edição 2014 do festival de Glastonbury, na Inglaterra. E como observado pela Classic Rock, os dois são camaradas desde o início do Oasis, já que o baterista assistiu a um show da primeira turnê americana do grupo e trabalhou até como iluminador naquela ocasião.
Em entrevista ao veículo citado, Lars destacou como aprecia o talento de Noel enquanto compositor. A habilidade exaltada por aqui é a de soar simples, mas efetivo.
“A coisa mais difícil do mundo – acredite em mim, sabemos disso em primeira mão – é compor uma música simples. E quanto mais curto e simples, mais difícil é.”
Em seguida, o músico do Metallica citou algumas canções do Oasis que fazem a sua mente.
“Essas ótimas músicas do Oasis – ‘Wonderwall’, ‘Live Forever’, ‘Supersonic’ – se você ouvir Noel tocá-las sozinho, apenas guitarra e voz, é incrível como essas músicas se transformam quando você está nu e vulnerável.”
Em outra entrevista, ao jornalista Joel McIver publicada pelo Far Out Magazine, Lars Ulrich revelou outro lado de Noel Gallagher: o de inspiração. Neste caso, não teve nada a ver com música ou arte, mas com procura por bons hábitos, já que o guitarrista do Oasis levou o baterista do Metallica a abandonar o consumo de cocaína.
“Fiquei muito impressionado com Noel Gallagher. Como você sabe, sou um fanático pelo Oasis. Noel disse ‘Sabe de uma coisa? Chega de cocaína!’. Então, eu pensei: ‘Se ele pode, todo mundo pode’. Eu me diverti com isso, sempre foi mais uma coisa social. Nunca gostamos de passar dias em cabines de banheiro espiando pelas fechaduras das portas.”
Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e pós-graduado em Jornalismo Digital. Desde 2007 escreve sobre música, com foco em rock e heavy metal. Colaborador da Rolling Stone Brasil desde 2022, mantém o site próprio IgorMiranda.com.br. Também trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, site/canal Ei Nerd e revista Guitarload, entre outros. Instagram, X/Twitter, Facebook, Threads, Bluesky, YouTube: @igormirandasite.