Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil
Música / Lançamento

Nelly Furtado lança álbum em colaboração com a filha, Nevis, após 7 anos

'Minha vocação é a música, mas também é ser mãe — e eu tento honrar essas duas coisas'

Nelly Furtado e Nevis Gahunia posam para a PEOPLE / Foto:Nick Wong
Nelly Furtado e Nevis Gahunia posam para a PEOPLE / Foto:Nick Wong

Nelly Furtado, dona de hits como Promiscuous e Maneater, está de volta ao cenário musical com o álbum 7,  seu primeiro disco em sete anos, e que tem um diferencial: uma parceria especial com sua filha de 21 anos, Nevis Gahunia. O processo de criação desse álbum foi um elo importante na relação das duas, que passaram a maior parte dos últimos quatro anos compondo e gravando juntas em um estúdio em Toronto.

A cantora, que havia se afastado dos holofotes para focar nos filhos, contou à PEOPLEque a colaboração com Nevis foi algo mágico desde o início.

Eu perguntei: 'Nevis, você quer ir ao estúdio comigo?' Ela se sentou ao meu lado, e foi como mágica. Entre um pai e um filho, você precisa de algo que os conecte, e, curiosamente, para nós, isso foi a música.

O novo álbum é o resultado de um processo longo de composição. Nelly escreveu entre 200 e 300 músicas, das quais 14 foram selecionadas para o disco final.

Nelly Furtado e Nevis Gahunia
Nelly Furtado e a filha Nevis Gahunia posam para a PEOPLE no estúdio de gravação Orange Lounge em Toronto em 9 de setembro de 2024. Nick Wong

Recebi essa oportunidade de me conectar com meu adolescente dessa forma. Simplesmente pareceu o maior presente do mundo. Que bênção.

A colaboração no novo álbum, que incluiu a coautoria de quatro músicas — Showstopper, Corazón, Fantasye Take Me Down —, além da contribuição de Nevis na mixagem, sequenciamento e vocais de apoio, trouxe uma nova dinâmica ao relacionamento entre mãe e filha.

Ao retomar a produção musical com 7, a cantora disse que percebeu que sua filha nunca havia visto seu trabalho de perto.

Ela nasceu dois meses antes do meu segundo álbum, Folklore, ser lançado em 2003, e esteve na estrada comigo de recém-nascida até os 4 anos.

[Atualmente], no carro, eu sempre pergunto: 'O que é isso? Quem está cantando?' Ela tem um gosto musical incrível. Ela é minha pessoa favorita para falar sobre música e cultura pop.

Segundo Nevis, que se formará em dezembro na New York University em Artes, trabalhar ao lado da mãe foi um processo de descoberta. "Fui apenas uma observadora, absorvendo o máximo que podia," diz. Ela destaca que ser tratada como colega nesse ambiente foi uma experiência especial, fortalecendo o respeito e entendimento mútuos entre as duas:

Isso definitivamente nos aproximou ainda mais,'' completa Nevis.
Nelly Furtado e Nevis Gahunia posam para a PEOPLE no estúdio de gravação Orange Lounge em Toronto em 9 de setembro de 2024. Foto:Nick Wong


A nova fase de Nelly Furtado como mãe e artista também a faz pensar sobre outras mães na indústria musical.

Eu quero ligar para todas aquelas outras mães que são cantoras pop: 'Podemos começar um grupo no WhatsApp?' Eu realmente posso me relacionar com a Shakira, criando seus filhos enquanto está em turnê, fazendo tudo isso como mãe solteira.

O novo álbum da cantora já está disponível nas plataformas digitais.