Vocalista do Guns N’ Roses demonstrou ter posições firmes a respeito de músicos que comprometem sua arte em prol de dinheiro
Publicado em 10/06/2024, às 09h52
Axl Rose não é um cara de muitas entrevistas. Especialmente a partir da década de 1990, o vocalista do Guns N’ Roses passou a falar bem menos com a imprensa — logo, sabe-se pouco sobre seus gostos e opiniões.
+++ LEIA MAIS: A melhor banda de todos os tempos, na opinião de Axl Rose
Há, porém, um grande ícone do rock que Rose fez questão de elogiar ainda nos anos 1980. Trata-se de Robert Plant, vocalista do Led Zeppelin.
Em entrevista ao jornalista Steve Harris — não confunda com o baixista homônimo do Iron Maiden —, recuperada pelo site Far Out Magazine, Axl compartilhou uma reflexão sobre como as bandas estavam se portando naquela época. Vale lembrar que a década de 1980 ficou marcada por uma série de excessos sonoros e estéticos no estilo.
Eis que surgiu o Zeppelin na discussão. O histórico grupo de hard rock é visto como um exemplo máximo de honestidade ao seu público por ter decidido encerrar as atividades logo após a morte do baterista John Bonham, em 1980. Salvo raríssimas ocasiões para shows especiais, o grupo jamais se reuniu.
Diante disso, Axl destacou a integridade do vocalista Robert Plant, em especial, nas suas atividades pós-Led. Para o frontman do Guns N’ Roses, o colega de profissão simplesmente seguiu em frente ao invés de se prender ao passado.
“Ele não comprometeu sua arte. Ele seguiu em frente, ele é um cara mais velho. Ele não concorda com algumas das letras que compôs antes, mas, tipo, você passa pela vida e faz mudanças.”
Ainda sobre Plant, Rose comentou sobre uma música específica dele lançada na década de 1980: “Big Log”. Os elogios se estenderam ao guitarrista Jimmy Page, que também deu início a alguns projetos próprios no período.
+++ LEIA MAIS: A curiosa razão que impede Robert Plant de compor músicas novas atualmente
“Não ouço muitas das coisas atuais de Robert Plant, mas tenho muito respeito por elas. Eu gosto muito da música ‘Big Log’. Tenho muito respeito por isso, porque ele está sendo ele mesmo e não se compromete. E Jimmy Page é praticamente da mesma maneira.”
Quando expandiu sua declaração para falar sobre uma possível volta do Led Zeppelin, Axl Rose se mostrou contrário. Para ele, seria apenas a tentativa nostálgica de reviver algo que já passou.
+++ LEIA MAIS: Defesa de Axl Rose usa livro e documentário para tentar arquivar denúncia de estupro
“Claro que você sente falta do velho Led Zeppelin, mas as pessoas voltam para as reuniões do colégio e ficam lá conversando com um cara careca e gordo, então nem percebem que era o craque do time de futebol da escola que pegava todas as garotas. As pessoas sentem falta daquela coisa, mas o cara mudou. Agora ele é o cara que poderia ser feliz de outra forma, qualquer homem de família no interior, ou algo assim agora. Você passa por mudanças.”
+++ LEIA MAIS: Guns N' Roses 'estão tentando' fazer um novo álbum, diz Slash
Por fim, o vocalista do Guns N’ Roses garantiu que nunca iria comprometer sua arte em prol do êxito comercial.
“Só não gosto de compromissos para ter sucesso. Isso me incomoda. Prefiro passar fome do que pagar o aluguel me curvando e levando na bund*. É assim que penso.”
Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e pós-graduado em Jornalismo Digital. Desde 2007 escreve sobre música, com foco em rock e heavy metal. Colaborador da Rolling Stone Brasil desde 2022, mantém o site próprio IgorMiranda.com.br. Também trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, site/canal Ei Nerd e revista Guitarload, entre outros. Instagram, X/Twitter, Facebook, Threads, Bluesky, YouTube: @igormirandasite.