O jogador de futebol brasileiro que leu livro de Serj Tankian e adorou: “top”
Atleta é conhecido justamente por gostar de rock e consumir muitas obras literárias; “já começou maneiro”, disse ele após conferir primeiras páginas
Igor Miranda (@igormirandasite)
Publicado em 27/01/2025, às 18h23
Gustavo Scarpa tem um gosto musical diferente da maior parte de seus colegas da bola. O jogador de futebol, hoje no Atlético-MG e com passagens por clubes como Fluminense, Palmeiras e Nottingham Forest, é fã de rock — gênero pouco disseminado entre os atletas da modalidade.
Entre as bandas que passam por sua playlist, estão Foo Fighters, Red Hot Chili Peppers, Linkin Park, Audioslave, Metallica, Guns N’ Roses, Alter Bridge e System of a Down. Esta última, em especial, rendeu uma publicação curiosa por parte do meio-campista, que também se notabiliza por ser um leitor voraz a ponto de publicar resenhas dos livros que confere.
Em postagem nos stories do Instagram (via TMDQA), Scarpa revelou estar começando a ler Down with the System, autobiografia de Serj Tankian. A obra narra toda a trajetória do vocalista com o System of a Down, além de sua trajetória anterior e seus projetos paralelos.
Definindo o livro como “o da vez”, o atleta nascido em Campinas (SP) afirmou:
“Já começou maneiroooo. SOAD é top, entendendo a história por trás das letras das músicas então, seloco kkkkkk”

Livro de Serj Tankian e shows do System of a Down no Brasil
Com título completo Down with the System: Um livro de memórias (ou algo assim), o livro foi lançado no Brasil em 2024 pela Buzz Editora. Está à venda no site da empresa por R$ 89,90 e por valor mais baixo na Amazon. Um texto disponibilizado como descrição da obra de 352 páginas informa:
“Essa biografia é muito mais do que a história de uma fábula da música underground. É a trajetória de um imigrante e ativista, uma jornada espiritual da escuridão para a luz. Nascido de pais armênios em Beirute e crescendo durante uma guerra civil, Serj se mudou para Los Angeles aos sete anos. Lá, imerso na comunidade armênia, aprendeu sobre o Genocídio de seus ancestrais e ajudou seus pais a se adaptarem ao ‘sonho americano’. Trocou um futuro promissor nos negócios e no direito para seguir a música, vivenciando turnês por cinco continentes e chegando ao topo da Billboard. No entanto, seu single de sucesso, ‘Chop Suey’, foi banido das rádios poucos dias depois, graças a uma opinião envolvendo o Onze de Setembro. Desde então, tudo mudou. Down with the System explora a notável jornada de Serj Tankian e o que ele aprendeu sobre música, arte, ativismo e si mesmo.”

O System of a Down fará uma turnê pela América do Sul neste ano — a primeira visita ao continente em uma década. Serão oito apresentações, quatro delas no Brasil e as demais na Colômbia, Peru, Chile e Argentina.
Meses depois, em agosto e setembro, o quarteto armênio-americano ainda realizará seis shows na América do Norte. Nova Jersey, Chicago e Toronto recebem o grupo, sempre com um convidado especial: Korn, Avenged Sevenfold e Deftones, respectivamente.

Confira a agenda completa do System of a Down em 2025:
- 24 de abril de 2025: Bogotá, Colômbia (Estádio El Campín);
- 27 de abril de 2025: Lima, Peru (Estádio Nacional do Peru);
- 30 de abril de 2025: Santiago, Chile (Parque do Estádio Nacional do Chile);
- 3 de maio de 2025: Buenos Aires, Argentina (Estádio Vélez Sarsfield);
- 6 de maio de 2025: Curitiba, Brasil (Estádio Major Antônio Couto Pereira);
- 8 de maio de 2025: Rio de Janeiro, Brasil (Estádio Nilton Santos Engenhão);
- 10 e 11 de maio de 2025: São Paulo, Brasil (Allianz Parque);
- 27 e 28 de agosto de 2025: East Rutherford, Estados Unidos (MetLife Stadium; com Korn);
- 31 de agosto e 1º de setembro de 2025: Chicago, Estados Unidos (Soldier Field; com Avenged Sevenfold);
- 3 e 5 de setembro de 2025: Toronto, Canadá (Rogers Stadium; com Deftones).
+++ LEIA MAIS: System of a Down: por que Serj Tankian não quer mais fazer turnês
+++ LEIA MAIS: O momento em que Serj Tankian se desligou emocionalmente do System of a Down
+++ Siga a Rolling Stone Brasil @rollingstonebrasil no Instagram
+++ Siga o jornalista Igor Miranda @igormirandasite no Instagram