CONSPIRAÇÕES

O único tema capaz de fazer Tom DeLonge realmente falar sério

Conhecido pelas piadas, vocalista e guitarrista do Blink-182 muda o tom quando aborda um assunto específico

Igor Miranda (@igormirandasite)

Publicado em 06/12/2024, às 07h00
Tom DeLonge (Foto: Buda Mendes/Getty Images)
Tom DeLonge (Foto: Buda Mendes/Getty Images)

Além de se dedicar ao Blink-182, Tom DeLonge é um estudioso de ufologia e teorias conspiratórias em geral. O vocalista e guitarrista fundou uma empresa para lidar com os temas e produz material a respeito desde 2017.

Esse conjunto de assuntos é, muito provavelmente, o único que o músico gosta de abordar de forma realmente séria durante suas entrevistas. Um exemplo é a conversa que DeLonge teve com a Spin recentemente — onde a própria reportagem faz tal constatação.

O artista, que voltou ao Blink-182 em 2022, comentou a respeito da To the Stars Inc. A empresa já colaborou até com documentários ao lado do History Channel. Com o assunto em alta nos Estados Unidos nos últimos anos, Tom está mais animado do que nunca.

Em meio a piadas ao ser perguntado sobre outros temas, ele disse a respeito de sua companhia:

Eu espero que as pessoas prestem atenção a todo o trabalho que fiz sobre toda a coisa de OVNIs/ponto de vista do governo com minha empresa, To the Stars, e os filmes, séries de TV, livros e coisas que temos para lançar. Tem um monte de informação realmente muito boa lá para que as pessoas aprendam – coisas que eu não posso dizer diretamente, mas estou animado sobre aquelas conversas terem começado.”

O músico se refere aos debates que têm acontecido no congresso dos Estados Unidos sobre a suposta existência e interação de OVNIs (objetos voadores não identificados, ou UFOs, em inglês) com forças militares americanas. Tom estuda o tema há anos — a ponto de seu rompimento com o Blink na década passada ter ocorrido para que ele pudesse se dedicar mais a isso — e seu nome foi lembrado quando o assunto ganhou popularidade.

Tom DeLonge (Foto: Buda Mendes/Getty Images)

O artista afirmou:

Um monte de gente ficou: ‘oh, ele não é doido!’. É engraçado. E foi estranho para mim porque eu sei tanto sobre esse assunto e estou ligado a isso de tantas maneiras. Posso me sentir vingado e tudo mais, mas realmente não é sobre mim. É muito maior. Com esperança, as pessoas vão prestar um pouco mais de atenção nisso e aprender um pouco mais sobre isso nos próximos anos, porque são coisas que mudam a vida, e acho que tem mais coisas vindo. Tem muito mais gente falando sobre isso agora.

Blink-182 é prioridade para Tom DeLonge

Porém, nem de longe espere que Tom DeLonge abandone o Blink-182. A banda, com a qual se reuniu em 2022, ainda será a prioridade em sua vida.

Ao falar do grupo que ajudou a fundar e que o tornou famoso, o músico já volta às piadas habituais. Ele diz:

Dito isso, o Blink será a prioridade eternamente. Olhe para esse camarim. Como eu saio dessa p*rra de camarim? Nós temos que tocar em estádios, porque eu preciso de uma mesa de pingue pongue no meu camarim. Honestamente, acho que esse é um novo começo para a banda. Com o que estamos planejando fazer, com quem nos tornamos, e como estamos fazendo tudo agora, eu acho que é realmente empolgante.”

Desde que Tom retornou, o Blink-182 lançou um álbum de estúdio, One More Time... (2023), além de uma expansão, One More Time... Part 2 (2024). Em meio às extensas atividades de turnê, o grupo veio ao Brasil pela primeira vez, em 2023, para se apresentar no Lollapalooza.

Entre 2016 e 2021, a vaga de vocalista e guitarrista foi ocupada por Matt Skiba, do Alkaline Trio. Junto de Mark Hoppus (voz e baixo) e Travis Barker (bateria), gravou dois discos: California (2016) e Nine (2019).

To the Stars Inc.

Em 2017, Tom DeLonge se reuniu com o engenheiro Harold Puthoff e o oficial aposentado da CIA Jim Semivan para criar a To the Stars Inc, que investiga a já mencionada questão dos OVNIs e promove estudos relacionados.

Atualmente, a companhia conta com três divisões: aeroespacial, ciência e entretenimento. A terceira é a mais ativa e visível ao público, com livros, séries, documentários e filmes publicados, enquanto as primeiras são mais dedicadas à pesquisa, em suas respectivas áreas.

Ligado ao setor de entretenimento, existe ainda o Angels & Airwaves, banda criada por DeLonge em 2005, quando o Blink-182 iniciou um hiato de 4 anos. Alguns dos discos e EPs do quarteto foram lançados pela To the Stars e incluem temas relacionados, assim como To the Stars... Demos, Odds and Ends (2015), primeiro álbum solo do cantor e guitarrista.

+++LEIA MAIS: Tom DeLonge, do Blink-182, lança novo livro de ficção científica

Colaborou: André Luiz Fernandes.