Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil
Música / OPINIÃO

Por que John Lennon sempre teve 'vantagem' sobre Paul McCartney, segundo esposa

Enquanto faziam parte da banda de rock Beatles, John Lennon e Paul McCartney formaram uma das maiores duplas da história da música

Paul McCartney e John Lennon em apresentação dos Beatles em 4 de outubro de 1963 (Foto: David Redfern/Redferns)
Paul McCartney e John Lennon em apresentação dos Beatles em 4 de outubro de 1963 (Foto: David Redfern/Redferns)

Primeira esposa de John Lennon, com quem foi casada entre 1962 e 1968, Cynthia Lennon opinou como o ex-marido sempre teve "vantagem" sobre Paul McCartney, com quem ele colaborou por anos na lendária banda de rock Beatles.

Vale lembrar como Lennon e McCartney são uma das principais duplas da história da música, e colaboraram em sucessos como "Yesterday," "Let It Be," "Here, There and Everywhere" e "Why Don’t We Do It in the Road?". Claro, além da parceria, os dois também tinham algumas rixas e estranhamentos.

+++LEIA MAIS: A melhor música de George Harrison nos Beatles, segundo Brian May

Além disso, os dois se conheceram muito antes da fama, época na qual McCartney admirava Lennon, que já era um músico mais velho, com bagagem e experiente. No livro John, lançado em 27 de setembro de 2005, Cynthia falou um pouco sobre a relação dos dois icônicos artistas.

"Naquela época, Paul se esforçava muito para impressionar John, posando e se pavoneando com o cabelo penteado para trás para provar que era legal, porque John era o líder," escreveu (via Showbiz Cheat Sheet). "Era a banda dele, e ele tinha a palavra final sobre quem entrava e quem não entrava, e o que eles tocavam."

Naquela época, ele era tudo o que Paul queria ser — tranquilo, seguro de si e no comando. Como o colegial que ele ainda era, Paul só podia aspirar a essas coisas.

+++LEIA MAIS: Ringo Starr conta como aprendeu a tocar bateria sem praticar

"À medida que os dois se aproximavam, isso mudou. John reconheceu o talento musical de Paul e que ele poderia aprender com ele," continuou. "Paul respondeu ficando mais confiante e eles passaram a compartilhar decisões e, eventualmente, comandaram o grupo juntos. Mas John, eu suspeito, sempre teve a vantagem porque ele havia formado o grupo, e nenhum deles esqueceu disso."

Apesar de John Lennon ter sido espelho para Paul McCartney em uma época, ele não teria conseguido o mesmo sucesso sem a parceria com o amigo, segundo Cynthia. "Ele teria acabado como um vagabundo... é difícil dizer isso agora, depois do que aconteceu, mas ele não teria se importado tanto," opinou no livro Lennon: The Definitive Biography (1995), escrito por Ray Coleman.

Eu teria saído para trabalhar, ele não teria nenhuma qualificação porque estava caindo na faculdade de arte, e Mimi o teria empurrado em todas as direções. Ele teria precisado aprender um ofício, ou voltar para os estudos novamente, e não consigo vê-lo se concentrando. Ele teria ido ladeira abaixo.

+++LEIA MAIS: Casa de shows onde Beatles tocou no começo da carreira vira AirBnB