GRAMMY

Quando Grammy pediu para convidados terem cuidado com trajes indiscretos

Cerca de 13 anos antes de Kanye West e Bianca Censori polemizarem o Grammy 2025 com nudez, canal de transmissão do evento emitiu comunicado antiquado

Felipe Grutter (@felipegrutter)

Publicado em 03/02/2025, às 12h52
Kanye West e Bianca Censori no tapete vermelho do Grammy 2025 (Foto: Matt Winkelmeyer/Getty Images for The Recording Academy)
Kanye West e Bianca Censori no tapete vermelho do Grammy 2025 (Foto: Matt Winkelmeyer/Getty Images for The Recording Academy)

Uma das grandes polêmicas do Grammy 2025, que aconteceu na noite do último domingo, 2, foi a entrada de Kanye West e Bianca Censori, modelo australiana que se despiu no tapete vermelho. Há quase 12 anos, CBS, emissora responsável pela transmissão da cerimônia até hoje, emitiu um comunicado para convidados terem cuidado com trajes indiscretos.

O recado um tanto quanto antiquado e de cunho misógino foi enviado na 55ª edição do evento, que aconteceu no dia 10 de fevereiro de 2013 e premiou Babel (2012) como Álbum do Ano, "Somebody That I Used to Know" como Gravação do Ano, "We Are Young" como Música do Ano e Fun como Artista Revelação.

"Favor certificar-se de que nádegas e seios femininos estão adequadamente cobertos. Tangas são problemáticas. Lados abertos que exponham os seios também são problemas. Por favor, evite roupas transparentes que possam expor mamilos femininos. Por favor, tenha certeza que a região genital está adequadamente coberta," afirmou CBS na época.

Então, a empresa pediu para os convidados evitarem outros tipos de peças como aquelas que evidenciem qualquer tipo de marca ou empresa, além de expressar que estavam proibidas qualquer menção ou sinal de obscenidade.

O que aconteceu com Kanye West e Bianca Censori no tapete vermelho do Grammy 2025?

Logo no tapete vermelho do Grammy 2025 (a 67ª da história da premiação), Kanye West e Bianca Censori protagonizaram a primeira polêmica da noite da cerimônia, que acontece neste domingo, 2, na Crypto.com Arena, em Los Angeles, Estados Unidos. Após chegar com um casaco de pelo, a esposa do rapper removeu a peça de roupa e apareceu completamente nua, vestindo um tecido transparente.

Kanye West com Bianca Censori nua no Grammy 2025
Kanye West com Bianca Censori nua no Grammy 2025 (Foto: Jeff Kravitz/FilmMagic)

Após o acontecimento, Entertainment Tonight divulgou que os dois teriam sido expulsos do local, mas apagou a publicação logo depois. Porém, Page Six reportou que o casal foi escoltado por policiais até a saída de lá.

Em contrapartida, fontes da Variety relatam que West e Censori saiu do Grammy 2025 por vontade própria. "[Eles simplesmente] andaram no tapete, entraram no carro e foram embora." Até o momento, nem o casal ou Recording Academy (responsável pelo prêmio) se pronunciaram sobre o assunto.

Vale lembrar como Kanye West concorria na categoria de Melhor Música de Rap por "Carnival," feita em colaboração com Ty Dolla Sign e presente no disco de estúdio Vultures 1 (2024). Eles perderam para "Not Like Us," diss track de Kendrick Lamar feita para Drake.

+++LEIA MAIS: Grammy 2025: Confira a lista completa de vencedores da premiação
+++LEIA MAIS: Como inteligência artificial ajudou os Beatles a ganhar Grammy de rock
+++LEIA MAIS: As razões que levaram Beyoncé a enfim vencer Grammy de Álbum do Ano
+++LEIA MAIS: Grammy 2025: Os 5 artistas mais esnobados da cerimônia
+++LEIA MAIS: Grammy 2025: Esperanza Spalding diz que Milton Nascimento foi 'barrado' do salão principal