Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

Quando Jeff Beck tentou criar banda com Jimmy Page, John Paul Jones e Keith Moon

Quarteto chegou a gravar a música “Beck’s Bolero”, mas ideia de transformar união em projeto não foi adiante

Igor Miranda
por Igor Miranda

Publicado em 12/01/2023, às 18h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Jeff Beck (Foto: Legacy), Jimmy Page (Foto: Michael Zagaris Photography LLC e Reel Art Press), John Paul Jones (Foto: Getty Images) e Keith Moon (Foto: AP)
Jeff Beck (Foto: Legacy), Jimmy Page (Foto: Michael Zagaris Photography LLC e Reel Art Press), John Paul Jones (Foto: Getty Images) e Keith Moon (Foto: AP)

Falecido na última terça-feira, 10, aos 78 anos, Jeff Beck foi um dos maiores guitarristas da história. Dono de um estilo inovador, construiu uma obra repleta de experimentações em seu instrumento, seja na forma de tocá-lo ou de configurá-lo a partir de efeitos.

Outro ponto de destaque em sua carreira é a quantidade de músicos excepcionais com quem tocou ao longo dos anos. Em diferentes projetos, gravou e/ou se apresentou com Rod Stewart (vocalista do Faces e solo), Ronnie Wood (guitarrista dos Rolling Stones, à época baixista), Nicky Hopkins (pianista dos Rolling Stones), Cozy Powell (baterista do Rainbow, Whitesnake, Black Sabbath), Jon Bon Jovi (vocalista do Bon Jovi), Tina Turner (cantora do Ike & Tina Turner e solo) e Carmine Appice (baterista do Cactus e Vanilla Fudge) — só para citar alguns.

+++LEIA MAIS: Jeff Beck: assista a última apresentação do guitarrista ao lado de Rod Stewart

Seu currículo, por pouco, quase incluiu uma banda que poderia ser chamada de supergrupo antes mesmo do termo ser criada. Em entrevista à Classic Rock, no ano de 2008, Beck revelou que tentou unir forças com o também guitarrista Jimmy Page e o baixista John Paul Jones, ambos consagrados no Led Zeppelin, bem como o baterista Keith Moon, do The Who, para a gravação de um disco.

O quarteto, junto do já mencionado pianista dos Stones, Nicky Hopkins, chegou a trabalhar em um single, intitulado “Beck’s Bolero”, em 1967. A parceria, no entanto, não evoluiu para outras músicas.

“Isso aí (‘Beck’s Bolero’) foi gravado com John Paul Jones, Jimmy Page, Nicky Hopkins e Keith Moon. Essa era a banda que esperávamos formar naquela sessão. Keith aceitou tocar bateria por um dia e quando ele apareceu, achamos que ele estaria interessado em uma posição permanente. Ele não estava feliz com sua banda (o The Who), algo com o vocalista (Roger Daltrey), eu acho", comentou Beck.

+++LEIA MAIS: Jeff Beck: artistas lamentam a morte do lendário guitarrista

As lembranças de Jeff Beck com relação ao período em estúdio com os músicos em questão são boas. O artista só não sabe se daria para montar uma banda com todos eles. “Não sei se teria funcionado, mas soava tão bem em estúdio. Não podia acreditar quando ouvia da sala de controle. Pensávamos: ‘isso é incrível, o que podemos fazer com isso?’," contou.

Apesar da inquestionável qualidade musical, o projeto não passou de “Beck’s Bolero”. Os envolvidos fariam história de outras formas. “A próxima coisa que ficamos sabendo foi que Keith voltou ao The Who e a coisa toda nunca saiu do papel. Mas tudo o que precisávamos era de um vocalista. Infelizmente, não havia nenhum Peter Grant (empresário do Led Zeppelin) por perto para nos pegar e fazer algo conosco.”

Confira a gravação de “Beck’s Bolero”:

[Se o vídeo não for reproduzido automaticamente, basta clicar em "Assistir no Youtube"]

+++LEIA MAIS: Jeff Beck lançou último disco com Johnny Depp

Jeff Beck, Jimmy Page e Yardbirds

Antes de “Beck’s Bolero”, Jeff Beck e Jimmy Page cruzaram seus destinos no Yardbirds, no ano de 1966. Beck acabou saindo da banda naquele mesmo ano, que também marcou a entrada de Page no grupo — ele ficou até 1968, quando as atividades foram encerradas. A dupla chegou a dividir o mesmo palco em outras ocasiões, como participações e eventos específicos.

A morte do gênio

Em comunicado divulgado na noite da última quarta-feira (11), a família de Jeff Beck confirmou sua morte. O guitarrista de 78 anos contraiu meningite bacteriana. “Em nome de sua família, é com profunda tristeza que compartilhamos a notícia da morte de Jeff Beck", afirmou a nota. "Depois de contrair repentinamente meningite bacteriana, ele faleceu pacificamente ontem. Sua família pede privacidade enquanto processa essa perda tremenda.”

+++LEIA MAIS: Jeff Beck: assista a última apresentação do guitarrista ao lado de Rod Stewart

Igor Miranda

Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e pós-graduado em Jornalismo Digital. Desde 2007 escreve sobre música, com foco em rock e heavy metal. Colaborador da Rolling Stone Brasil desde 2022, mantém o site próprio IgorMiranda.com.br. Também trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, site/canal Ei Nerd e revista Guitarload, entre outros. Instagram, X/Twitter, Facebook, Threads, Bluesky, YouTube: @igormirandasite.