DE PALMEIRAS A “BOTAFUEGO”

The Cult: Os times de futebol que Ian Astbury revelou conhecer

Vocalista é apaixonado pelo esporte e torcedor fervoroso do clube inglês Everton: “viajei pelo mundo todo para ver jogos”

Igor Miranda (@igormirandasite)

Ian Astbury, vocalista do The Cult, jogando futebol durante um evento beneficente em 1994
Ian Astbury, vocalista do The Cult, jogando futebol durante um evento beneficente em 1994 - Foto: Vinnie Zuffante / Getty Images

Ian Astbury, que vem ao Brasil com o The Cult para três shows nos próximos dias, é grande fã de futebol. Torcedor fervoroso do Everton, clube que disputa a Premier League (primeira divisão da Inglaterra), o cantor diz ter viajado o mundo todo para acompanhar jogos.

Em entrevista exclusiva a Igor Miranda para a Rolling Stone Brasil, o britânico definiu-se como “fascinado” pela cultura dos torcedores ultras — algo que no Brasil seria similar às torcidas organizadas, mas em nível ainda mais intenso — e citou nominalmente os nomes de vários times nacionais.

Palmeiras, São Paulo, Botafogo (como “Botafuego”), Santos e Flamengo receberam menções espontâneas. Com uma “ajudinha”, lembrou também do Vasco (como “Vasco de Gama”) e Fluminense (como “Fluminenze”). Nem deu para destacar o Corinthians, pois este foi citado pelo entrevistador para abrir o tema.

A respeito do esporte, Astbury comenta:

“Futebol é como uma religião. Passo mais tempo vendo futebol do que indo à igreja — já que nem à igreja eu vou. Viajei pelo mundo todo para ver futebol. E é ótimo. Você pode ir a qualquer país, entrar em qualquer bar, restaurante, mesmo na rua, e dizer o nome de um jogador de futebol. Imediatamente, uma conversa se inicia. É incrível como isso une as pessoas.”

 

Ian Astbury, futebol e música

Para o vocalista do The Cult, há enorme semelhança entre futebol e música. A paixão e o “grande desejo de viver uma experiência coletiva” aproximam esses dois universos — que, na visão do cantor, o Brasil conhece muito bem.

“Tenho muito interesse na cultura dos ultras. As pessoas vivem e respiram futebol, assim como música. Há um grande desejo de viver aquela experiência coletiva. É isso que é ótimo na música ao vivo. Sei que o público brasileiro é muito apaixonado por esse tipo de reunião íntima. Minha última experiência pareceu importante, significativa.”

A entrevista completa pode ser lida clicando aqui.

The Cult no Brasil

The Cult realiza três shows no Brasil neste mês de fevereiro. Rio de Janeiro (22/02 – Vivo Rio), São Paulo (23/02 – Vibra) e Curitiba (25/02 – Live) recebem o quarteto formado por Astbury, Billy Duffy (guitarra), John Tempesta (bateria) e Charlie Jones (baixo). O Baroness, banda americana de sonoridade orientada ao sludge metal, estará na abertura. Ingressos podem ser adquiridos no site TheCult.us.

+++ Siga a Rolling Stone Brasil @rollingstonebrasil no Instagram
+++ Siga o jornalista Igor Miranda @igormirandasite no Instagram

Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e pós-graduado em Jornalismo Digital. Começou em 2007 a escrever sobre música, com foco em rock e heavy metal. É colaborador da Rolling Stone Brasil desde 2022 e mantém o site próprio IgorMiranda.com.br. Também trabalhou para veículos como Whiplash.Net, revista Roadie Crew, portal Cifras, site/canal Ei Nerd e revista Guitarload, entre outros. Instagram e outras redes: @igormirandasite.
TAGS: ian astbury, the cult