ESTREIA NACIONAL

Tool: setlist e o que esperar do show no Lollapalooza Brasil

Banda se apresenta pela primeira vez no país no domingo, 30, terceiro e último dia do festival no Autódromo de Interlagos, em São Paulo

Igor Miranda (@igormirandasite)

Publicado em 28/03/2025, às 08h10
Adam Jones e Maynard James Keenan, do Tool, em 2017 - Foto: Steven Ferdman / Getty Images
Adam Jones e Maynard James Keenan, do Tool, em 2017 - Foto: Steven Ferdman / Getty Images

Enfim, o Tool fará sua estreia no florão da América. A banda americana de sonoridade que vai do metal progressivo ao alternativo toca no Lollapalooza Brasil 2025, mais especificamente no domingo, 30, terceiro e último dia do festival promovido no Autódromo de Interlagos, em São Paulo. A apresentação no palco Samsung Galaxy ocorre entre 19h55 e 21h25, antecedendo o headliner Justin Timberlake.

E o que esperar da apresentação de Maynard James Keenan (voz), Adam Jones (guitarra), Justin Chancellor (baixo) e Danny Carey (bateria)? Nem a Rolling Stone Brasil sabe dizer ao certo. Com mudanças frequentes de setlist — apesar do processo conjunto que a banda sofrerá por não ter alterado o repertório nos dois dias de seu festival próprio Tool Live in the Sand — e uma abordagem experimental, o quarteto não pode ser definido com o adjetivo “previsível”.

Impressiona, inclusive, que consigam oferecer tanta variação com um catálogo curto. Embora esteja na ativa há 35 anos, o Tool lançou apenas cinco álbuns: Undertow (1993), Ænima (1996), Lateralus (2001), 10,000 Days (2006) e Fear Inoculum (2019). Há ainda o EP Opiate (1992). Porém, as apresentações não costumam ser longas — adjetivo que serve para as faixas, que podem ultrapassar 10 minutos de duração.

Em termos de performance, o quarteto ainda oferece a técnica necessária para executar suas composições intrincadas, bem elaboradas e inventivas. Chama atenção, ainda, a função de cada integrante no palco. Embora seja vocalista, Maynard James Keenan nunca surge na área principal: ele fica em plataformas elevadas traseiras e raramente está bem iluminado. Adam Jones também adota postura discreta. Quem fica na linha de frente é Danny Carey, talvez um dos melhores bateristas da história do heavy metal, com Justin Chancellor vez ou outra em destaque.

Tool ao vivo em 2017
Tool ao vivo em 2017 - Foto: Taylor Hill / Getty Images for Governors Ball

Mais destacados ainda são os telões que projetam visuais alucinantes, da psicodelia à bizarrice. O jogo de luzes colabora para criar um clima peculiar, mas ainda típico de um espetáculo. Resta saber como um show tão “antifestival” irá funcionar em um evento de tais proporções. Também fica a curiosidade: será que vão tentar proibir a plateia de usar celulares, como em suas performances solo. A descobrir.

Possível setlist do Tool no Lollapalooza Brasil 2025

É tarefa complexa tentar adivinhar o setlist do Tool no Lollapalooza Brasil 2025. Porém, as apresentações anteriores nos festivais da Argentina e do Chile oferecem uma base.

“Stinkfish”, “Fear Inoculum”, “Rosetta Stoned”, “Pneuma”, “The Grude”, “Jambi” e “Vicarious” se repetiram em ambas as apresentações, a maior parte delas ocupando posições diferentes na ordem do setlist. No campo das surpresas, houve no Chile a combinação “Parabol” e “Parabola”, aparecendo pela primeira vez desde 2020.

Nota-se a ideia de contemplar o máximo possível da discografia, ainda que se ignore a estreia Undertow. O que varia é a quantidade de faixas de cada trabalho. Na Argentina, 10,000 Days ganhou destaque, com quatro faixas executadas, enquanto Fear Inoculum teve três músicas. Já em território chileno, Lateralus esteve sob os holofotes, com quatro números, assim como seu sucessor, com três.

Não dá para dizer que o Tool tem hits, mas surpreende também que as canções consideradas mais populares — algo verificável no número de reproduções no Spotify — não apareçam ou possam ser descartadas a depender do show. “Schism” até foi tocada no Lolla do Chile, enquanto “The Pot” surgiu no festival argentino, mas “Sober” e “Forty Six & 2” não apareceram.

Veja, a seguir, o setlist executado pelo Tool nas edições sul-americanas do Lollapalooza até aqui. Também está disponível o repertório tocado durante apresentação solo no Chile.

Lollapalooza Argentina:

  1. Stinkfist
  2. The Pot
  3. Fear Inoculum
  4. Rosetta Stoned (com intro de Lost Keys)
  5. Pneuma
  6. The Grudge
  7. Jambi
  8. Invincible
  9. Vicarious

Lollapalooza Chile:

  1. Jambi
  2. Stinkfist (versão mais longa)
  3. Fear Inoculum
  4. Rosetta Stoned (com intro de Lost Keys)
  5. Pneuma
  6. The Grudge
  7. Parabol (primeira vez desde 2020)
  8. Parabola (primeira vez desde 2020)
  9. Schism (versão mais longa)
  10. Ænema
  11. Vicarious

Show solo no Chile:

  1. Fear Inoculum
  2. The Pot
  3. Jambi
  4. Rosetta Stoned (com intro de Lost Keys)
  5. Pneuma
  6. Stinkfist
  7. Descending
  8. Schism
  9. Ænema

Bis:

  1. Chocolate Chip Trip
  2. Flood (Bass intro)
  3. Vicarious
  4. Invincible

+++ LEIA MAIS: A banda do Lolla Brasil que pode ser processada por show decepcionante
+++ LEIA MAIS: Beat, supergrupo de Adrian Belew, celebra King Crimson com show no Brasil
+++ Clique aqui para seguir a Rolling Stone Brasil @rollingstonebrasil no Instagram
+++ Clique aqui para seguir o jornalista Igor Miranda @igormirandasite no Instagram