Há 54 anos, o Fab Four lançou um dos discos mais icônicos de todos os tempos
Em 1967, os John Lennon, Paul McCartney, George Harrisone Ringo Starr lançaram o oitavo disco da carreira, Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band, o álbum mais importante da história do rock, de acordo com a Rolling Stone EUA.
Para comemorar o 54º aniversário do icônico disco, separamos cinco curiosidades sobre a capa idealizada por McCartney, o processo de gravação e a repercussão das músicas. Confira:
+++LEIA MAIS: Por que John Lennon achava 'sem sentido' fazer uma reunião dos Beatles?
Segundo a Rolling Stone EUA, Lennon foi o beatle mais problemático durante o processo de escolher os artistas da capa do disco. O músico queria colocar Hitler, Jesus Cristo e Gandhi na colagem, porém, o último foi barrado pelo chefe da EMI, Sir Joseph Lockwood.
Dois Beatles estavam chapados na hora de tirar a foto do álbum, de acordo com a Rolling Stone EUA. “Se você olhar atentamente para a capa do álbum, verá duas pessoas que estão 'voando' e duas que não estão”, disse Lennon. E Starr completou o colega: “Dê uma olhada na capa e chegue a sua própria conclusão."
+++LEIA MAIS: ‘As pessoas tinham muito medo de John Lennon’, diz amigo do ex-Beatles
Segundo a NME, Starr se recusou a cantar um trecho de "With A Little Help From My Friends". O músico tinha receio de entoar os versos "O que você faria se eu cantasse fora do tom? Você se levantaria e jogaria um tomate em mim?", porque acreditava que o público poderia aceitar o desafio.
Na época, a capa de Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band foi a mais cara da história e custou R$ 21.855,46, de acordo com a NME.
+++ LEIA MAIS: Abbey Road ou Let It Be? Qual foi o último disco dos Beatles?
A BBC baniu duas música do disco: "A Day In The Life" e "Being For The Benefit Of Mr. Kite!". A primeira foi proibida por causa da frase "eu adoraria te excitar" e a segunda por causa do trecho "henry the horse", um gíria para heroína.
+++ SUPLA | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO | ROLLING STONE BRASIL