Como os Beatles escolheram o nome Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band para o disco?
Com vontade de deixar para trás a noção de boyband, Paul McCartney tentou fazer um álbum conceitual dos Beatles
Redação
Publicado em 19/08/2019, às 12h40
Depois de gravar Revolver em 1966, os Beatles perceberam que deram tudo de si para esse álbum. Mas isso não significa que eles já teriam um nome para o disco.
No início, quase chegaram a usar títulos bobos como Fat Man e Bobby ou After Geography. Mas acabaram encontrando outro nome para o clássico álbum. Só que o quarteto continuou a série de títulos de álbuns não tão inspiradores assim.
O álbum duplo de 1968, conhecido como The White Album, por exemplo, acabou sendo lançado como auto-intitulado (The Beatles). No último disco, nomearam o álbum com o nome da rua onde o estúdio em que eles gravavam as músicas estava localizado, Abbey Road.
+++ LEIA MAIS: Abbey Road ou Let It Be? Qual foi o último disco dos Beatles?
A verdade é que os Beatles eram muito melhores em escrever músicas do que dar nome a álbuns. A única exceção foi o Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band.
Na época, Paul McCartney queria deixar para trás todo o tumulto em volta dos Beatles, o conceito de boyband e, com isso, teve a ideia de adotar alter egos. Enquanto estava de férias em 1966, viu pacotes de sal (rotulados com "S") e pimenta (rotulado com "P") no avião, e a ideia do sargento Pepper veio. Na sequência, pensou em Lonely Hearts Club.
"Eu apenas juntei os dois, da mesma forma que Dr. Hook & the Medicine Show"
+++ LEIA MAIS: Qual é o álbum dos Beatles com mais músicas de George Harrison?
Nos anos 1960, muitas bandas começaram a se afastar de nomes curtos e começaram a experimentar coisas mais interessantes.
"Então eu acho que Paul foi influenciado por isso e veio com essa ideia para os Beatles", disse John Lennon a David Sheff.
+++ LISTA: 13 segredos de 'Ladrão', o terceiro disco do Djonga e um dos melhores de 2019