Atriz sentiu que longa-metragem sobre boneca mais famosa do planeta não era feminista o suficiente
Como já revelado, o filme da Barbie teria Amy Schumer, e não Margot Robbie, como protagonista originalmente. A atriz e comediante americana estava no papel ainda em 2016, quando o projeto dava seus primeiros passos.
Em entrevista ao programa Watch What Happens Live with Andy Cohen (via IndieWire), Schumer revelou os motivos pelos quais abandonou o trabalho. Inicialmente, porém, deixou claro que não há quaisquer rusgas com a iniciativa, visto que está ansiosa para assistir ao filme com Robbie - que, além de atuar, assinou como produtora executiva da obra.
+++LEIA MAIS: Barbie: Conheça a história por trás de Allan e Midge, bonecos da Mattel
“Mal posso esperar para ver o filme, parece incrível. Acho que dissemos que era conflito de agenda [a causa para a saída], foi o que dissemos. Mas, sim, na verdade, foram apenas diferenças criativas. Porém, há uma nova equipe por trás disso e parece ser um filme muito feminista e bem legal, então vou assistir ao filme.”
Na resposta, Amy praticamente deu a deixa para o que poderia embasar as tais “diferenças criativas”: o projeto anterior não era tão “feminista e legal” como o que chegará aos cinemas no próximo dia 20 de julho. Diante disso, o próprio apresentador do programa, Andy Cohen, perguntou se o roteiro original realmente não tinha essas características. A atriz apenas respondeu: “Sim”.
Em outra entrevista, concedida em 2022 ao The Hollywood Reporter, Amy Schumer falou um pouco mais sobre o assunto. Sua passagem pelo projeto ocorreu quando o filme era trabalhado pela Sony - anos depois, os direitos foram vendidos à Warner, enfim a responsável por lançar a obra.
“A Sony definitivamente não queria fazer o filme do jeito que eu queria, a única maneira que eu estava interessada em fazer.”
O roteiro original previa que a Barbie interpretada por Amy seria exilada da Barbieland por não ser “perfeita o suficiente”. A boneca seria desenvolvida como uma “inventora ambiciosa”. Porém, o estúdio queria que a grande invenção dela fosse um sapato de salto alto feito de gelatina.
Outro detalhe que decepcionou Schumer foi um presente dado pela Sony para celebrar a assinatura do contrato para o filme: um par de sapatos da grife Manolo Blahnik.
“A ideia de que sapatos são exatamente o que toda mulher deve querer, bem ali… eu deveria ter dito logo de cara: 'vocês escolheram a garota errada’. Senti que estava decepcionando minha equipe por não ser a Barbie.”
Em 2018, o filme da Barbie foi passado para a Warner. Greta Gerwig foi contratada como diretora e Margot Robbie, como produtora. O papel principal acabou caindo também nas mãos de Robbie, que, conforme revelou à Vogue, pensava em Gal Gadot (a Mulher-Maravilha dos filmes da DC) para dar vida à protagonista.
Além de Margot Robbie, o elenco conta com:
- Ryan Gosling como Ken;
- Kate McKinnon como Barbie estranha;
- Issa Rae como presidente Barbie;
- Hari Nef como doutora Barbie;
- Alexandra Shipp como escritora Barbie;
- Emma Mackey como a física Barbie;
- Sharon Rooney como advogada Barbie;
- Dua Lipa como Barbie sereia;
- Nicola Coughlan como Barbie diplomata;
- Ana Cruz Kayne como juíza Barbie;
- Ritu Arya como jornalista Barbie;
- Kingsley Ben-Adir como Ken;
- Simu Liu como Ken;
- Scott Evans como Ken;
- Ncuti Gatwa como Ken;
- Connor Swindells como estagiário de uma empresa de brinquedos;
- Michael Cera como Allan;
- Helen Mirren como narradora;
- Jamie Demetriou como funcionário de uma empresa de brinquedos;
- Emerald Fennell como Midge;
- Will Ferrell como CEO da empresa de brinquedos;
- America Ferrera (papel não revelado);
- Rhea Perlman (papel não revelado);
- John Cena (papel não revelado);
- Ariana Greenblatt (papel não revelado);
- Marisa Abela (papel não revelado).
Barbie estreia nos cinemas brasileiros em 20 de julho.