Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil
Notícias / Entenda o caso

Ratos, violência e esgoto: como é a prisão de 'Diddy' em Nova York

Rapper aguarda julgamento em uma das prisões mais 'problemáticas' dos Estados Unidos

Reprodução: Internet / Getty
Reprodução: Internet / Getty

[Alerta: Este texto contém descrições de violência e abuso sexual. Se você ou alguém que conhece está passando por uma situação semelhante, denuncie! Disque 180]


Sean Combs, mais conhecido como Diddy, está preso desde o dia 16 de setembro de 2024, após ser acusado de estupro, extorsão e envolvimento em uma rede de crimes sexuais. Ele aguarda julgamento no Centro de Detenção Metropolitano (MDC), no Brooklyn, Nova York, uma prisão que, de acordo com o The Sun, é conhecida como o 'inferno na Terra' por suas condições precárias e violência entre detentos.

Condições da prisão

O The New York Times noticiou que detentos no MDC enfrentam infestações de ratos, banheiros com esgoto exposto, além de surtos de violência entre os presos. Segundo relatos, o rapper está sem contato com sua equipe e passa por dificuldades em se adaptar ao ambiente.

Há esfaqueamentos pelo menos algumas vezes por semana", disse um preso ao Spectrum News NY1
Imagens do Centro de Detenção Metropolitano do Brooklyn — Foto: Reprodução/ United States Department of Justice
Imagens do Centro de Detenção Metropolitano do Brooklyn — Foto: Reprodução/ United States Department of Justice


Em 2019, houve um apagão que deixou os presos sem aquecimento durante o inverno. Além disso, os problemas da infraestrutura incluem banheiros com mofo, comida contaminada por insetos, superlotação, falta de saneamento e falhas na segurança.

Michael Cohen, ex-advogado de Donald Trump, já esteve preso no Metropolitan Detention Center (MDC) do Brooklyn, descreveu as condições da prisão com base em sua própria experiência (via CNN)

Ele [Diddy] acorda em uma cela de concreto, sem travesseiro, dormindo em um colchão de pouco mais de 3 centímetros," declarou um ex-detento que passou pelo mesmo presídio. "É um ambiente desolador, sem livros ou qualquer conforto.

É uma tragédia anunciada, as mortes são evitáveis, mas o descaso predomina."

Segundo a NBC News, Diddy foi transferido para uma unidade especial dentro da prisão, destinada a presos que precisam de proteção adicional. 

+++ LEIA MAIS: Rapper Diddy está em observação contra suicídio enquanto aguarda julgamento por crimes sexuais

Situação atual de Combs

Desde que foi preso, os advogados de Diddy  tentam um Habeas Corpus para que ele aguarde o julgamento em liberdade. Contudo, a oferta de fiança de US$ 50 milhões foi negada por um juiz, que acatou o argumento dos promotores de que Combs representa um perigo para a sociedade e para as vítimas. 

Ele está lidando com condições extremamente difíceis no início da sua detenção," disse Michael Cohen, ex-advogado de Donald Trump. "Está em uma cela de 2,5 x 3 metros, sem travesseiro, dormindo em uma cama de aço e sem livros."

Ainda sem data definida para o julgamento, Diddy  permanece detido, enquanto sua defesa trabalha para reverter a decisão que negou sua fiança. Segundo a CNN, a defesa argumenta que ele "não representa risco de fuga". No entanto, os promotores ressaltam que o cantor continua sendo uma ameaça.