Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

Dilma Rousseff comemora 65 anos

Sucessora de Lula e ex-ministra-chefe da Casa Civil, a mineira foi eleita em 2010

Redação Publicado em 14/12/2012, às 15h45 - Atualizado em 15/12/2012, às 11h27

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Dilma Rousseff - AP
Dilma Rousseff - AP

A presidente do Brasil comemora 65 anos nesta sexta, 14, durante uma viagem oficial à Rússia, com muitos motivos para comemorar.

Relembre a Entrevista RS feita com Dilma Rousseff antes da eleição de 2010.

Embora o seu partido, o PT, se mantenha ameaçado, a chefe de Estado tem escapado ilesa. Prova disso é a pesquisa divulgada pelo Ibope, nesta sexta, 14, informando que 62%, entre os brasileiros entrevistados, classifica a gestão da mineira entre “bom” e “ótimo”.

Nascida em Belo Horizonte, Minas Gerais, filha de um imigrante búlgaro com uma brasileira, Dilma interessou-se pela vida política desde cedo. Ainda no colégio, já integrava o movimento estudantil. Em 1970, foi presa e torturada por militares.

Dilma Rousseff é capa da revista norte-americana Forbes.

Dilma filiou-se ao Partido dos Trabalhadores em 2001, justamente no ano em que assumiu a Secretaria de Energia, Minas e Comunicações do Rio Grande do Sul. De 2003 a 2005, ela foi Ministra de Minas e Energia do país. Depois, assumiu por quatro anos o papel de Ministra da Casa Civil.

Na disputa pela presidência, Dilma enfrentou José Serra, do PSDB, no segundo turno, e o venceu com 56,6% dos votos. Tornou-se, assim, a primeira mulher a assumir a presidência do país.

Dilma é a segunda mãe mais poderosa do mundo, segundo a revista Forbes.

Em 2009, a presidente passou por tratamento contra um linfoma (câncer no sistema linfático), entre abril e setembro daquele ano.