"Evolução" busca reforçar a importância da independência e liberdade das mulheres
Neste domingo, 12, Gabriel O Pensador estreia, com exclusividade pela Rolling Stone Brasil, o clipe de "Evolução". A música, que conta com a participação da cantora Jade Baraldo, tem como proposta levantada pelo O Boticário fazer um remake de "Lôrabúrra", lançada pelo rapper em 1993, em um ato de reflexão sobre a letra da música que se mostra controversa e antiquada nos dias de hoje.
O single traz versos mais atuais, com foco no respeito a todas as opiniões e no empoderamento das mulheres, sem reforçar estereótipos, como fazia a original. O vídeo, que pode ser assistido abaixo, foi realizado com consultoria da Hysteria, uma plataforma de conteúdo criada e produzida por mulheres.
Sobre a composição de 1993, Gabriel afirmou que, quando a escreveu, não tinha como objetivo estereotipar as mulheres pela cor do cabelo, inclusive no final da música eu deixo isso bem claro", mas admite: "minha narrativa foi bem agressiva".
Ele continuou a explicação: "Era uma crítica comportamental. Mas depois de alguns anos eu mesmo já não me sentia à vontade nos shows para interpretar aquele personagem agressivo da letra, e aboli esta música do meu repertório, sem que ninguém tivesse me pedido para fazê-lo, por volta de 2003".
Em colaboração com a amiga e também compositora Jade Baraldo, Gabriel O Pensador escreveu "Evolução" a partir de uma busca pela representação e defesa da autonomia, individualidade e liberdade de cada mulher fazer o que quiser.
Leia abaixo um trecho da letra e assista ao clipe.
“Hoje eu sei e afirmo com certeza que a beleza na verdade tá em toda mulher
Tá em todos os sentidos, só não vê quem não quer
Se quer saber, o que, onde é lugar de mulher? É na empresa, na balada e mais onde ela quiser
Liberdade na cabeça e personalidade forte, mostra atitude e estilo até no corte de cabelo que é dá cor que ela escolheu
Loiro, negro, ruivo, castanho e quem sou eu pra julgar, criticar a escolha de alguém?
Homem de atitude sabe enxergar além dos estereótipos e rótulos ultrapassados”
+++ De Everest a Frank Sinatra: 16 histórias que todos os fãs de Beatles deveriam saber