Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil
Notícias / Luto

James Earl Jones morre aos 93 anos: quem era o ator e dublador por trás de Darth Vader e Mufasa

James Earl Jones deixa um legado para o cinema e o teatro

Reprodução: Internet
Reprodução: Internet

James Earl Jones, um dos maiores ícones do cinema, TV e teatro, faleceu aos 93 anos, em sua residência no estado de Nova York, EUA. Conhecido mundialmente como a voz de Darth Vader em Star Wars e de Mufasa em O Rei Leão, o ator e dublador teve uma carreira de mais de seis décadas, e foi um dos grandes nomes da atuação e da dublagem.

Nascido em 1931, no Mississippi, Jones teve uma infância marcada por desafios. Aos cinco anos, foi para o Michigan, onde foi criado pelos avós. A transição foi tão difícil que ele desenvolveu uma gagueira severa, que o impediu de falar durante anos. Foi só no ensino médio, com a ajuda de um professor que o incentivou a ler suas próprias poesias em voz alta, que Jones começou a superar o problema.

Ele inicialmente estudou medicina na Universidade de Michigan, mas acabou sendo atraído pelo teatro. Seu primeiro papel no palco foi em uma produção Off-Broadway em 1957, e desde então, ele construiu uma carreira que o levaria a se tornar uma das maiores vozes do entretenimento.

SYDNEY, AUSTRALIA - JANUARY 07:  Actor James Earl Jones poses for a photo during a "Driving Miss Daisy" photo call on on January 7, 2013 in Sydney, Australia.  (Photo by Marianna Massey/Getty Images)

O ator começou sua trajetória nos palcos da Broadway no Cort Theatre, que em 2022 foi renomeado como James Earl Jones Theatre em sua homenagem. 

Além de ter conquistado várias gerações com sua interpretação icônica de Darth Vader em Star Wars, James Earl Jones também deu vida ao querido personagem Mufasa em O Rei Leão (1994) e repetiu o papel no remake de 2019. Ao longo de sua carreira, ele acumulou prêmios importantes, como dois Tony Awards, dois Emmy e uma indicação ao Oscar por seu trabalho no filmeA Grande Esperança Branca (1970).

Curiosamente, apesar de ter recebido um pagamento modesto por dar voz a Darth Vader no primeiro Star Wars (1977), Jones optou por não ser creditado nos dois primeiros filmes da trilogia original. Foi apenas em O Retorno de Jedi (1983) que ele finalmente apareceu nos créditos e eternizou a famosa frase "Luke, eu sou seu pai", um momento que se tornou um marco na cultura pop.

Nos cinemas, além de Darth Vader, ele apareceu em mais de 80 filmes. Entre seus papéis mais notáveis estão sua estreia no cinema em Dr. Fantástico(1964), de Stanley Kubrick, onde interpretou um piloto de bombardeiro, e papéis em filmes como Conan, o Bárbaro(1982), Campo dos Sonhos(1989), O Homem (1972), no qual interpretou o primeiro presidente negro dos EUA, e The Sandlot (1993).