POLÊMICA

Karla Sofía Gascón faz comentários racistas e xenofóbicos em tuítes antigos

Resgate de tuítes problemáticos feitos entre 2020 e 2021 aconteceu após atriz acusar Fernanda Torres e equipe de Ainda Estou Aqui de perseguição

Felipe Grutter (@felipegrutter)

Publicado em 30/01/2025, às 19h30
Karla Sofía Gascón (Foto: Medios y Media/Getty Images)
Karla Sofía Gascón (Foto: Medios y Media/Getty Images)

Além da polêmica de acusarFernanda Torres e equipe de Ainda Estou Aqui (2024) coordenarem ataques contra ela, Karla Sofía Gascón começou a ser criticada após tuítes antigos ressurgirem na internet, com ofensas racistas e xenofóbicas.

Nesta quinta, 30, quando ocorreu a exposição das publicações com comentários problemáticos feitos entre 2020 e 2021, a atriz de Emilia Pérez (2024), um dos principais filmes do Oscar 2025, apagou a maioria, mas não foi rápida o suficiente para os internautas conseguirem fazer capturas de tela para propagar o conteúdo cada vez mais.

"Sinto muito, é apenas impressão minha ou há mais muçulmanos na Espanha? Cada vez que vou buscar minha filha na escola, há mais mulheres com os cabelos cobertos e as saias até os calcanhares. No próximo ano, em vez de inglês, teremos que ensinar árabe," escreveu Gascón em um dos tuítes.

"O Islã é maravilhoso, sem nenhum machismo. As mulheres são respeitadas, e quando são tão respeitadas ficam com um buraquinho quadrado no rosto para que os olhos e a boca fiquem visíveis, mas só se ela se comportar. Embora se vistam assim para seu próprio prazer. Quão PROFUNDAMENTE NOJENTO PARA A HUMANIDADE," afirmou em outro.

Estou tão cansada desta me***, do Islã, do Cristianismo, do Catolicismo e de todas as malditas crenças de idiotas que violam os direitos humanos," disse em 16 de agosto de 2021.

Em outro tuíte resgatado, Karla Sofía Gascón se pronunciou sobre o assassinato de George Floyd, vítima da violência policial contra pessoas negras nos Estados Unidos: "Eu realmente acho que poucas pessoas se importaram com George Floyd, um vigarista viciado em drogas, mas a morte dele serviu para demonstrar mais uma vez que há pessoas que ainda consideram os negros como macacos sem direitos e consideram os policiais como assassinos. Eles estão todos errados."

Em outro post, ela acrescentou que surgem "muitas coisas para refletir sobre o comportamento da nossa espécie sempre que ocorre um evento. Talvez já não se trate de racismo, mas de classes sociais que se sentem ameaçadas umas pelas outras. Talvez essa seja a única diferença real."

+++LEIA MAIS: Karla Sofía Gascón é a primeira atriz transgênero a ser indicada ao Oscar
+++LEIA MAIS: Ainda Estou Aqui se aproxima de meio milhão de dólares nas bilheterias americanas
+++LEIA MAIS: Antes da estreia nos cinemas, Emilia Pérez ganha data de lançamento no Telecine
+++LEIA MAIS: Ainda Estou Aqui entra para a lista das 20 maiores bilheterias do cinema brasileiro
+++LEIA MAIS: Emilia Pérez ganha sessões antecipadas nos cinemas brasileiros