Karla Sofía Gascón faz comentários racistas e xenofóbicos em tuítes antigos
Resgate de tuítes problemáticos feitos entre 2020 e 2021 aconteceu após atriz acusar Fernanda Torres e equipe de Ainda Estou Aqui de perseguição
Felipe Grutter (@felipegrutter)
Publicado em 30/01/2025, às 19h30
Além da polêmica de acusarFernanda Torres e equipe de Ainda Estou Aqui (2024) coordenarem ataques contra ela, Karla Sofía Gascón começou a ser criticada após tuítes antigos ressurgirem na internet, com ofensas racistas e xenofóbicas.
Nesta quinta, 30, quando ocorreu a exposição das publicações com comentários problemáticos feitos entre 2020 e 2021, a atriz de Emilia Pérez (2024), um dos principais filmes do Oscar 2025, apagou a maioria, mas não foi rápida o suficiente para os internautas conseguirem fazer capturas de tela para propagar o conteúdo cada vez mais.
"Sinto muito, é apenas impressão minha ou há mais muçulmanos na Espanha? Cada vez que vou buscar minha filha na escola, há mais mulheres com os cabelos cobertos e as saias até os calcanhares. No próximo ano, em vez de inglês, teremos que ensinar árabe," escreveu Gascón em um dos tuítes.
"O Islã é maravilhoso, sem nenhum machismo. As mulheres são respeitadas, e quando são tão respeitadas ficam com um buraquinho quadrado no rosto para que os olhos e a boca fiquem visíveis, mas só se ela se comportar. Embora se vistam assim para seu próprio prazer. Quão PROFUNDAMENTE NOJENTO PARA A HUMANIDADE," afirmou em outro.
Estou tão cansada desta me***, do Islã, do Cristianismo, do Catolicismo e de todas as malditas crenças de idiotas que violam os direitos humanos," disse em 16 de agosto de 2021.
Em outro tuíte resgatado, Karla Sofía Gascón se pronunciou sobre o assassinato de George Floyd, vítima da violência policial contra pessoas negras nos Estados Unidos: "Eu realmente acho que poucas pessoas se importaram com George Floyd, um vigarista viciado em drogas, mas a morte dele serviu para demonstrar mais uma vez que há pessoas que ainda consideram os negros como macacos sem direitos e consideram os policiais como assassinos. Eles estão todos errados."
Em outro post, ela acrescentou que surgem "muitas coisas para refletir sobre o comportamento da nossa espécie sempre que ocorre um evento. Talvez já não se trate de racismo, mas de classes sociais que se sentem ameaçadas umas pelas outras. Talvez essa seja a única diferença real."
it’s so insane that karla sofía gascón still has these tweets up. straight up have never seen tweets this racist from someone actively campaigning to win an ACADEMY AWARD. there are more than a dozen… pic.twitter.com/1rcNzkJXuo
— sarah hagi (@KindaHagi) January 30, 2025
+++LEIA MAIS: Karla Sofía Gascón é a primeira atriz transgênero a ser indicada ao Oscar
+++LEIA MAIS: Ainda Estou Aqui se aproxima de meio milhão de dólares nas bilheterias americanas
+++LEIA MAIS: Antes da estreia nos cinemas, Emilia Pérez ganha data de lançamento no Telecine
+++LEIA MAIS: Ainda Estou Aqui entra para a lista das 20 maiores bilheterias do cinema brasileiro
+++LEIA MAIS: Emilia Pérez ganha sessões antecipadas nos cinemas brasileiros