As vendas de CDs no Reino Unido aumentaram 3,2% no primeiro semestre de 2024
As montadoras de automóveis no Reino Unido anunciaram que os novos modelos de carros não incluirão mais CD players, e vão adotar exclusivamente sistemas de streaming digital. A decisão marca o fim de mais de 40 anos do uso do CD player como parte dos sistemas de entretenimento automotivo.
A última montadora a oferecer a opção foi a Subaru, que recentemente descontinuou o recurso em seus veículos. Com isso, todas as principais marcas estão voltadas para tecnologias como Apple CarPlay e Android Auto. No entanto, essa mudança tem gerado críticas, especialmente em um momento em que as vendas de CDs voltaram a crescer.
De acordo com a Digital Entertainment and Retail Association (ERA), as vendas de CDs no Reino Unido aumentaram 3,2% no primeiro semestre de 2024. Isso reflete um interesse renovado na música física, com 15% da população adulta britânica relatando que ainda ouve CDs em seus carros. Kim Bayley, CEO da ERA, destacou que as montadoras estão sendo míopes ao removerem os CD players, ignorando uma fatia considerável do público que ainda prefere ouvir música em formato físico (via NME).
O crescimento do consumo de música física também é evidenciado pelo sucesso de artistas como Taylor Swift, cujo álbum The Tortured Poets Department vendeu 172.000 CDs no Reino Unido em 2024. Esse número supera até as vendas dos três carros mais vendidos no país no último ano.
No Brasil, não há legislação que obrigue as montadoras a incluírem CD players nos veículos, e a tendência global também está sendo adotada no mercado brasileiro. Assim como no Reino Unido, os carros vendidos no país estão cada vez mais focados em sistemas digitais e streaming. No entanto, assim como ocorre internacionalmente, ainda há um público que prefere consumir mídias físicas.