Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

Qual música do Queen foi escrita por Freddie Mercury para John Lennon?

A faixa tem piados e letras bizarras, típicas do ex-beatle

Redação Publicado em 07/02/2020, às 14h33

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
John Lennon e Freddie Mercury (Foto 1: AP e Foto 2: Legacy / Media Punch)
John Lennon e Freddie Mercury (Foto 1: AP e Foto 2: Legacy / Media Punch)

Freddie Mercury e John Lennon têm muito em comum. Ambos são britânicos, donos de voz maravilhosas e extremamente talentosos. E ambos foram cedo demais - Lennon, assassinado no meio do sucesso do Queen

Quando o ex-beatle morreu, o Queen estava no processo de composição do disco Hot Space. Embora muitos fãs torçam o nariz para o álbum, mais pop do que o normal, ele tem seus méritos. Um deles é o piano melódico de uma música feita por Mercury para Lennon: a literal “Life Is Real (Song for Lennon).”

+++ LEIA MAIS: Por que Paul McCartney toca bateria em várias músicas dos Beatles?

A faixa foi uma das poucas do Queen que teve primeiro a letra, depois a música. Nasceu em um avião, quando Mercury pediu uma caneta emprestada para escrever o verso “c*nt stains on my pillow” - ou “marcas de p*rra no meu travesseiro,” em português. A versão suave é mais leve: “Marcas de culpa no meu travesseiro.”

Há mais homenagens nela, também, com letras bizarras como “marcas de culpa no meu travesseiro / sangue nas minhas varandas / torsos nos meus armários / sombras do meu passado.” Nada deslocado de uma música de Plastic Ono Band.

+++ LEIA MAIS: Qual é a música brasileira mais regravada na história? (Não é ‘Garota de Ipanema’)

O piano de Mercury também é uma reminiscência de Lennon e suas músicas mais famosas e tocantes, como “Imagine” e “Jealous Guy.”

Mesmo com tudo isso e uma música “Lennon falsa,” Mercury nunca quis chegar perto do beatle. “Nunca quero ser colocado em nenhum paralelo com John Lennon,” pediu o astro do Queen. “Porque ele é o melhor. E não é uma questão de quem tem mais ou menos talento. É só que certas pessoas são capazes de fazer algo melhor que outras. E não sou capaz de fazer certas coisas que John Lennon fazia. Ninguém consegue.”

 +++ MELHORES DISCOS BRASILEIROS DE 2019 (PARTE 2), SEGUNDO A ROLLING STONE BRASIL