Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil
Política / ESTADOS UNIDOS

Congressista pede desculpas 'a quem possa ter ofendido' após blackface em fantasia de Michael Jackson

Mike Lawler, republicano que tenta se reeleger na Câmara dos Deputados nos Estados Unidos, teria usado bronzeador para escurecer rosto

Redação Publicado em 04/10/2024, às 12h35

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Mike Lawler (Foto: Sarah Silbiger for The Washington Post via Getty Images))
Mike Lawler (Foto: Sarah Silbiger for The Washington Post via Getty Images))

O deputado republicano Mike Lawler foi acusado de fazer blackface após o New York Times resgatar imagens de 2006, quando o congressista ainda estava na faculdade.

Mike Lawler (Foto: Reprodução/The New York Times)

Fotos publicadas no Facebook mostram Lawler usando um visual que lembra o de Michael Jackson no videoclipe de "Thriller", com uma jaqueta vermelha. O político ainda parece ter tentado imitar pose famosa do Rei do Pop e pintado o rosto com uma cor diferente da de sua pele branca. 

Em outras imagens, Lawler aparece ao lado de pessoas usando fantasias não relacionadas à sua. O New York Times confirmou com ex-estudantes da faculdade fotografada — a Manhattan College — que as capturas foram feitas em um dormitório. Uma fonte afirmou que o deputado usou bronzeador para mudar o tom de sua pele.

Lawler tenta se reeleger em disputa contra o democrata Mondaire Jones.

Pronunciamento

Lawler não negou a autenticidade das fotos, mas disse que "a prática de blackface nem passava por minha cabeça".

"Deixe-me esclarecer: não foi isso", adicionou. "Sou um estudante de história e, para qualquer um que tenha se sentido ofendido, peço desculpas. Tudo o que você pode fazer é viver e aprender."

Segundo Lawler, sua intenção era fazer "uma homenagem genuína ao meu herói musical, já que era uma criança tentando reproduzir o moonwalk na cozinha da minha mãe".

Histórico

Em 2005, quando Lawler ainda estava no ensino médio, ele viajou de Nova York à California para acompanhar o julgamento de Michael Jackson, acusado de molestar um garoto, conforme relatado em Michael Jackson: The Magic, the Madness, the Whole Story.