A história por trás da música “Immigrant Song”, do Led Zeppelin
Fazendo parte da trilha sonora de filmes como “Escola do Rock” e “Thor: Ragnarok”, o hit do Led Zeppelin é um dos maiores triunfos da banda
Lucas Peçanha Publicado em 10/07/2024, às 14h00
Após o lançamento de Thor Ragnarok, em 2017, muitos passaram a concordar que, se os campos de batalha tivessem uma música tema, com certeza seria “Immigrant Song”, do Led Zeppelin. O icônico momento do deus do trovão lutando com os soldados de Hela tornou-se um dos mais marcantes do UCM, e muito graças à épica música que foi a cereja do bolo na cena.
Sendo a primeira faixa do terceiro álbum da banda, intitulado “Led Zeppelin III”, “Immigrant Song” foi lançada como um single, em outubro de 1970, e alcançou a posição #16 na parada musical da Billboard. Apesar do enorme sucesso, muitos não sabem a história de origem de sua composição, e as inspirações que levaram a banda a produzi-la.
Após lançar dois álbuns carregados de blues, os membros da banda decidiram fazer um retiro no País de Gales, mais especificamente em uma casa chamada Bron-Yr-Aur, para compor o que se tornaria o seu terceiro álbum. O nome da casa ainda viria a intitular duas futuras faixas: “Bron-Yr-Aur Stomp”, do álbum “Led Zeppelin III”, e “Bron-Yr-Aur”, presente em “Physical Graffiti”, o sexto álbum do grupo.
O mesmo local que seria o berço para o nascimento de músicas como “Stairway to Heaven” e “Tangerine” também protagonizou o surgimento de uma das mais pesadas do Led Zeppelin.
“Nós viemos da terra do gelo e da neve”
Precedendo a gravação do álbum, Robert Plant, o vocalista, e o grupo fizeram uma rápida viagem a Reykjavik, na Islândia, para uma apresentação em um grande ginásio esportivo da cidade. Porém, um dia antes de sua chegada, iniciou-se uma greve dos funcionários públicos, ameaçando o cancelamento do show. Para a alegria dos membros da banda, e dos seus fãs, a universidade da região organizou uma sala de concertos, e tudo foi resolvido. “[...] foi fenomenal, com a resposta do público sendo notável, e nos divertimos muito”, disse Plant.
Entusiasmados com a recepção do público e encantados com as paisagens nevadas de Reykjavik, Plant e Jimmy Page, o lendário guitarrista da banda, se viram inspirados em criar algo diferente. O vocalista, um grande apreciador da mitologia nórdica, encontrou paralelos entre os perrengues que passaram na viagem com as missões do povo viking da Idade Média. “Não estávamos sendo pomposos, apenas porque também viemos da terra do gelo e da neve”, explicou Plant.
A canção ‘Immigrant Song’ foi sobre essa viagem e foi a música de abertura do nosso disco que pretendia ser incrivelmente diferente quando fosse lançado.
Regada de referências da mitologia nórdica e relatos de uma implacável jornada por conquista de terras, a música é marcada pelo riff constante de Page, tal qual um batimento cardíaco coletivo, e pela bateria feroz de John Bonham, além do baixo frenético de John Paul Jones e do poderoso vocal de Plant, que surge como um grito de guerra em meio aos soldados marchando sobre o chão. “Immigrant Song”, no fim, é uma mensagem para superarmos as provações da vida e encontrarmos a coragem do guerreiro que habita em cada um de nós.
+Adquira a discografia do Led Zeppelin por meio da Amazon:
Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data de publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a Rolling Stone pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.
Este site utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar sua experiência. Ao continuar navegando, você aceita as condições de nossa Política de Privacidade