Pearl Jam: como foi a primeira audição de Eddie Vedder para entrar na banda?

A formação do Pearl Jam e a conexão entre os integrantes fundadores e Eddie Vedder ocorreu por uma série de eventos improváveis

Marina Sakai (sob supervisão de Yolanda Reis)

Eddie Vedder, Dave Krusen, Stone Gossard, Jeff Ament, Mike McCready and Matt Cameron do Pearl Jam
Eddie Vedder, Dave Krusen, Stone Gossard, Jeff Ament, Mike McCready and Matt Cameron do Pearl Jam - Mike Coppola/Getty Images

Ten é o disco de estreia da banda de rock alternativo Pearl Jam e, desde a estreia em 27 de agosto de 1991, tornou-se um clássico da música — chegou à segunda posição do Billboard 200 e teve um papel importante na consolidação do grunge rock na década de 1990. O álbum também marcou a estreia de Eddie Vedder como vocalista do grupo; entenda como foi o processo da primeira audição.

De acordo com informações do podcast The Opus, do Consequence Podcast Network e Sony, o disco Ten nasceu de uma série de eventos improváveis. Jeff Ament e Stone Gossard — baixista e guitarrista do Pearl Jam, respectivamente — faziam parte de outra banda chamada Green River.

+++LEIA MAIS: Pearl Jam lança chocolate para arrecadar dinheiro para caridade

 
 
 
 
 
View this post on Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A post shared by Pearl Jam (@pearljam)

 

Quando esta se desfez, montaram um novo grupo chamado Mother Love Bone, com o vocalista Andrew Wood. O cantor, no entanto, morreu de uma overdose adicionada a uma hemorragia cerebral logo antes do lançamento do disco de estreia, Apple. Ament e Gossard decidiram homenagear o companheiro em um show de tributo e Jack Irons, ex-baterista dos Red Hot Chili Peppers, recomendou um vocalista desconhecido.

O “cantor desconhecido” era Eddie Vedder, quem se tornaria o vocalista principal do Pearl Jam. Para testá-lo, Ament e Gossard usaram algumas demos nas quais estavam trabalhando e Vedder as retornou com letras e vocais prontos. Os fundadores ficaram tão impressionados que o contrataram imediatamente. Depois, foram adicionados o guitarrista Mike McCready, apresentado por Chris Cornell, e o baterista Dave Krusen. Assim, nasceu a banda autora de “Alive” e “Even Flow.”

+++LEIA MAIS: Eddie Vedder alude a Chris Cornell em SP: “Ainda não acredito que ele se foi e, muitas vezes, toco as músicas dele para mantê-lo perto”


+++ FIUK: ‘TENHO ROCK NA VEIA DESDE CRIANÇA’ | ENTREVISTA | RS

TAGS: alive, andrew wood, Chris cornell, dave krusen, disco, eddie vedder, green river, Jeff Ament, mike mccready, mother love bone, música, pearl jam, Red Hot Chili Peppers, stone gossard, ten