Quantas músicas Ozzy cantará na despedida — e quais músicos o acompanharão
Vocalista lida com diversos problemas de saúde e sabe-se que não aguentará uma performance completa; detalhes têm sido revelados em entrevistas
Igor Miranda (@igormirandasite)
A despedida de Ozzy Osbourne e do Black Sabbath está chegando. O festival Back to the Beginning acontece no próximo sábado, 5, em Birmingham, Inglaterra, e terá transmissão online pelo site backtothebeginning.com.
Ainda não há muitos detalhes a respeito da programação do megafestival. Sabemos quem irá tocar — e a lista envolve Metallica, Guns N’ Roses, Alice in Chains, Slayer e várias outras bandas, além de músicos convidados isolados —, mas nada de repertório, duração ou mesmo o formato das apresentações de Osbourne e Sabbath.
Felizmente, dois músicos envolvidos com cada um desses sets trouxeram informações curiosas. À BBC, Tony Iommi, guitarrista do Black Sabbath, declarou que Osbourne cantará apenas quatro canções, devido à sua saúde deteriorada pelo Parkinson e uma grave queda doméstica sofrida em 2019.
“Eu não diria que tem sido fácil [a preparação], tem sido difícil, porque nenhum de nós está ficando mais jovem e ficar em pé por algumas horas é cansativo. Isso é totalmente diferente de tudo o que já fizemos — sabe, já tocamos para 300 mil pessoas, mas isso aqui traz muito mais nervosismo.”

À Rolling Stone EUA, Zakk Wylde, guitarrista da banda solo de Ozzy, revelou os músicos que irão acompanhá-los na ocasião. O músico mencionou dois baixistas — Mike Inez e Robert Trujillo — e dois bateristas — Mike Bordin e Tommy Clufetos — que trabalharam com o Madman nas últimas décadas, indicando um revezamento entre eles. Além disso, o tecladista Adam Wakeman também está escalado.

A despedida do Black Sabbath
O vocalista Ozzy Osbourne, o guitarrista Tony Iommi, o baixista Geezer Butler e o baterista Bill Ward subirão ao palco juntos pela última vez em um festival beneficente, com uma série de artistas e bandas de metal. Veja abaixo a lista de atrações:
- Black Sabbath
- Ozzy Osbourne (solo)
- Metallica
- Guns N’ Roses
- Tool
- Slayer
- Pantera
- Gojira
- Alice in Chains
- Halestorm
- Lamb of God
- Anthrax
- Mastodon
- Rival Sons
Convidados adicionais:
- Billy Corgan (Smashing Pumpkins)
- David Draiman (Disturbed)
- Duff McKagan
- Fred Durst (Limp Bizkit)
- Lzzy Hale
- Jake E. Lee
- Jonathan Davis (Korn)
- K.K. Downing
- Mike Bordin (Faith No More)
- Papa V Perpetua (Ghost)
- Rudy Sarzo
- Sammy Hagar
- Slash
- Sleep Token II (Sleep Token)
- Tom Morello
O evento terá caráter beneficente, com todo o lucro destinado a três instituições de caridade: Cure Parkinson’s, Birmingham Children’s Hospital e Acorn Children’s Hospice.
Veja também:
+++ LEIA MAIS: Por que o Black Sabbath trazia mafiosos para serem seus empresários
+++ LEIA MAIS: A opinião de Ian Gillan sobre ‘Born Again’, seu único disco com o Black Sabbath
+++ LEIA MAIS: A melhor música do Black Sabbath com Ozzy, segundo Ronnie James Dio
+++ LEIA MAIS: O caráter social da música do Black Sabbath, segundo Tom Morello
+++ Siga a Rolling Stone Brasil @rollingstonebrasil no Instagram
+++ Siga o jornalista Igor Miranda @igormirandasite no Instagram