A melhor música do Black Sabbath com Ozzy, segundo Ronnie James Dio
Saudoso vocalista exaltou um clássico do segundo disco de estúdio da banda e rasgou elogios à composição e à letra: 'Tudo dão inteligente'
Guilherme Gonçalves (@guiiilherme_agb) com pauta de Igor Miranda
Publicado em 16/05/2025, às 08h10 - Atualizado em 20/05/2025, às 16h21
Como entrou no Black Sabbath com o carro andando, Ronnie James Dio precisou aprender a cantar e interpretar diversas músicas da fase com Ozzy Osbourne. Dono de um talento raro, o saudoso vocalista tirou de letra a tarefa. Ainda mais que ele nunca negou sua admiração pelo catálogo antigo da banda.
Uma canção específica, porém, enchia os olhos de Dio: "War Pigs". Em vida, o cantor falecido em 16 de maio de 2010 chegou a declarar certa vez ao Rhapsody Blog (via Blabbermouth) que essa era a sua favorita dentre as composições do Sabbath com Ozzy no vocal.
Ele disse:
"Era mais uma daquelas músicas que você não esperava que chegasse onde chegou. Eu simplesmente achei que era tão bem escrita e tão bem interpretada — tão diferente e incomum. É uma das canções que marcaram a banda; acho que sempre será lembrada nos mesmos moldes de 'Paranoid' e 'Iron Man'; elas parecem combinar. A letra é do Geezer [Butler, baixista]. Ela se destaca porque era um protesto contra pessoas que criavam guerras, e elas nunca tinham ouvido isso antes. É um título estranho, não é? Você simplesmente junta tudo e fica tão inteligente. Musicalmente, foi tão bem escrita. Essa é nota 10."

A melhor do Black Sabbath com Ronnie James Dio
Ao entrar no Black Sabbath em 1979, Dio também cravou seu nome na história da banda, gravando clássicos incontestáveis. Ao todo, participou de três álbuns de estúdio: Heaven and Hell (1980), Mob Rules (1981) e Dehumanizer (1992), além do ao vivo Live Evil (1982).
O vocalista não se furtou a comentar também qual era sua predileta com ele próprio cantando. A escolha recai sobre a faixa-título do disco que marcou sua estreia no grupo: a épica "Heaven and Hell", que se tornou um dos hinos do Sabbath e do heavy metal, em geral.
Ele declarou:
"Acho que é uma ótima música. Sempre a amei, e não é só porque tive algo a ver com ela; ainda acho que é uma ótima música. Foi uma música para a sua geração. Houve uma geração de pessoas que se lembrava do Sabbath pelos tempos do Ozzy, Tony (Iommi), Bill (Ward) e Geezer (Butler). Então, fazer esta música cativou outra geração de pessoas que havia se esquecido daquele Sabbath inicial. De repente o Black Sabbath se torna a banda deles novamente. Acho que foi uma época incomum e é simplesmente uma ótima música.
Posteriormente, Dio teve uma nova passagem pelo Black Sabbath, mas, por questões legais envolvendo direitos sobre o nome da banda, foi adotada a alcunha Heaven & Hell. Com essa encarnação, ele gravou The Devil You Know (2009), seu trabalho derradeiro antes da morte em 2010, vítima de câncer.
Rolling Stone: os 250 maiores guitarristas da história
Os 250 maiores guitarristas da história reunidos em uma Edição de Colecionador exclusiva da Rolling Stone Brasil. Eric Clapton, Jimi Hendrix, Jimmy Page e muitos outros guitarristas que marcaram a história do rock nas últimas décadas. Garanta já o seu exemplar pelo site lojaperfil.com.br.
Ver essa foto no Instagram
+++ LEIA MAIS: O caráter social da música do Black Sabbath, segundo Tom Morello
+++ LEIA MAIS: Dio tinha problemas com Ozzy Osbourne? Viúva do cantor esclarece
+++ LEIA MAIS: O álbum do Black Sabbath que é uma “m*rda”, segundo Tony Iommi